USP reúne jornalistas para debaterem o fenômeno das “fake news”

Eugênio Bucci e Angela Pimenta são os convidados do USP Talks no dia 18 de setembro; tema está em evidência no contexto das eleições

13/09/2018 - Publicado há 6 anos
As chamadas fake news, notícias falsas disseminadas na internet, ganham relevância no contexto das eleições em 2018 no Brasil – Foto: Pixabay – CC

.
Você sabe a diferença entre fato, ficção e opinião? A disseminação de notícias falsas na internet — as chamadas fake news — é um fenômeno quase inescapável da era digital, capaz de influenciar processos democráticos, como as eleições, destruir reputações e sabotar campanhas de saúde pública, como a vacinação. De onde vêm essas notícias? Como elas se disseminam? E como resolver esse problema?

Esse será o tema do próximo USP Talks, no dia 18 de setembro, com a participação dos jornalistas Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, e Angela Pimenta, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

Angela Pimenta é jornalista e mestre em Jornalismo pela Columbia University School (2001). Presidente do Projor desde julho de 2015, é coordenadora-executiva do projeto Credibilidade e coordenadora do Atlas da Notícia. Foi editora-sênior da revista Exame em Brasília (2007-2011) e representante da Online News Association no Brasil (2009-2014).

Eugênio Bucci é jornalista, graduado em Comunicação Social e em Direito pela USP, e doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde atualmente é professor na graduação e pós-graduação. É articulista quinzenal no jornal O Estado de S. Paulo e colunista da revista Época.

O USP Talks tem duração de uma hora, com duas apresentações de 15 minutos, mais meia hora de debate com o público. A entrada é gratuita e haverá gravação do evento. Ao início da sessão, as portas serão fechadas para garantir a acomodação de todos os presentes.

O evento é realizado no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Av. Paulista, 1.578, das 18h30 às 19h30. A lotação máxima do auditório é de 374 lugares.

A organização informa que a bilheteria do Masp inicia a distribuição de ingressos às 16h30, um por pessoa, até as 18h30 ou se esgotarem. Mesmo que você retire seu ingresso, precisa estar na porta do auditório até as 18h29. A partir das 18h40, as pessoas que estão presencialmente aguardando em lista de espera poderão ocupar os lugares vagos.

Mais informações na página do evento no Facebook
.