Brasil assiste seu passado em chamas por falta de investimentos

Falta de valorização da história atrapalha o entendimento do processo de desenvolvimento econômico e social do País

 05/09/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Para o professor, o incêndio é um fato triste, pois mostra a falta de interesse do Brasil em conservar fatos de sua história. “A notícia é triste, o Brasil guarda pouco da sua história, o incêndio mostra o quanto estamos atrasados em relação aos cuidados históricos em relação a outros países.”

O colunista destaca que o incêndio tem muita ligação com a atual situação econômica do País. “Isso é muita falta de investimento e monitoramento, era uma questão de prevenção, ou seja, faltaram recursos.” Nakabashi ainda destaca que a dívida do governo federal tem uma relação forte com relações políticas e sociais.

De acordo com o professor, os gastos que o País prioriza são confusos, não tem prioridade. “Para onde vai o dinheiro? Vamos alocar recursos para aposentadoria, educação, saúde ou segurança? A falta de investimento reflete as escolhas que fizemos ao longo do tempo com possíveis gastos que poderiam ser destinados de outras formas.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.