EUA acreditam que a China é o grande inimigo

Para Rubens Barbosa, os dois países lutam pela hegemonia política, diplomática, comercial e econômica

 07/08/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O embaixador Rubens Barbosa na edição de hoje comenta sobre a nova etapa da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

Em agosto os Estados Unidos afirmam que vão impor à China tarifas que giram entre 10% e 25% em produtos chineses; em contrapartida a China respondeu que tarifará entre 5% e 25% mais de 5.200 produtos americanos. O embaixador afirma que “a administração americana considera a China o grande inimigo dos Estados Unidos”.

Para Barbosa os países asiáticos estão preocupados com a ameaça de guerra real, com o impacto devastador sobre as economias da região. “Essa escalada verbal e ameaça de guerra comercial começam a adquirir contornos mais amplos, estratégicos, de confrontação dos Estados Unidos para conter a China. Estamos à porta de uma luta concreta pela hegemonia política, diplomática, comercial, econômica entra os dois países para o século 21.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.