Cooperação multilateral foi ampliada entre o Brics

Foram assinados acordos de aviação regional, meio ambiente, economia digital e criado um conselho esportivo

 31/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O Brics, sigla que compõe o bloco formado pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representa quase a metade da população mundial (44%), o que significa um quarto do território do globo terrestre, com 23% do PIB global.

Na última reunião foram discutidos dois temas principais: cooperação com a África e a questão do protecionismo. “Houve uma discussão aprofundada sobre o livre comércio e as medidas restritivas que muitos países estão tomando, sobretudo os Estados Unidos, e o efeito disso sobre a Organização Mundial do Comércio”, comenta o embaixador Rubens Barbosa.

Barbosa conta que também foi ampliada a cooperação multilateral entre os países membros nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e medicina. “Foram assinados acordos em aviação regional, meio ambiente, para o desenvolvimento da economia digital e também foi criado um conselho esportivo. A reunião discutiu temas relacionados com o novo banco de desenvolvimento do grupo e também a implementação dos arranjos financeiros.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.