Fotos mostram como comunidades lutam contra a pobreza

Exposição fotográfica fica em cartaz até 29 de junho na Faculdade de Saúde Pública da USP

 20/06/2018 - Publicado há 6 anos
Imagens da exposição fotográfica Nexos Sustentáveis: Práticas e Vulnerabilidades mostram as práticas sociais de comunidades carentes – Foto: Divulgação / Faculdade de Saúde Pública

Até 29 de junho, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP sedia a exposição fotográfica Nexos Sustentáveis: Práticas e Vulnerabilidades. A mostra, que teve início no dia 5 de junho, apresenta no saguão de entrada da faculdade cerca de 80 imagens que retratam práticas sociais de comunidades em contexto de vulnerabilidade. Elas mostram as soluções encontradas por essas comunidades para resolver problemas como a escassez de água, energia e alimentos.

A exposição traz imagens realizadas nas cidades de Guarulhos (Brasil), Kampala (Uganda) e Sófia (Bulgária) por pesquisadores da USP, da Universidade de Wageningen, na Holanda, e Sussex, no Reino Unido.

Exposição traz imagens de comunidades do Brasil, de Uganda e da Bulgária – Foto: Divulgação / Adilson M. Godoy / FSP

“As alternativas cotidianas que se desenvolvem e se reproduzem em comunidades periféricas urbanas têm o potencial de se conectar com a fenomenologia de escassez global, por isso, cabe estudar de maneira aprofundada a forma como as pessoas encontram soluções para suas contingências, ao passo em que possibilitam sinergias para com o acesso e conservação de recursos, ou, por outro lado, exacerbam as contradições do mundo insustentável contemporâneo”, afirma um texto de apresentação da exposição, que tem curadoria de Sávio Stoco e Ricardo Agum.

A mostra é uma segunda versão de uma exposição realizada em março passado em Sófia. Ela integra as atividades do Departamento de Saúde Ambiental da FSP em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 2018.

Exposição está em cartaz no saguão de entrada da Faculdade de Saúde Pública da USP – Foto: Divulgação / Adilson M. Godoy / FSP

A organização da exposição fotográfica Nexos Sustentáveis: Práticas e Vulnerabilidades é do Departamento de Saúde Ambiental, da Comissão de Cultura e Extensão, do Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação Saúde Global e Sustentabilidade, todos da FSP. A comissão organizadora é composta por Leandro Giatti, Ana Maria Barbieri Bedran Martins, Alberto Matenhauer Urbinatti, Carolina Monteiro de Carvalho, Izabela Penha de Oliveira Santos, Juma Amanda Ferreira Santos, Pedro Garcia Abilleira de Castro e Simone Omori Honda.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.