Escavações revelam os costumes dos habitantes mais antigos do Brasil

Esqueletos encontrados em caverna de MG mostram doenças e hábitos de grupos que viveram na região entre 11 e 8 mil anos atrás

 04/06/2018 - Publicado há 6 anos
Por

O Canal USP produziu uma série de vídeos sobre as escavações arqueológicas na Lapa do Santo, uma pequena caverna em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), que abriga ossos dos habitantes mais antigos do Brasil.

Na Lapa do Santo, cerca de 50 esqueletos foram encontrados e revelam uma sofisticada prática funerária dos grupos que ocupavam a região entre 11 e 8 mil anos.

Escavações na Lapa do Santo – Foto: Reprodução /
Canal USP

Continuando os trabalhos de escavação do paleoantropólogo Walter Neves, André Strauss, professor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, e Rodrigo De Oliveira, pesquisador do Instituto de Biociências (IB) da USP, se dedicam a exumar, remontar e compreender quais eram seus hábitos, cosmologia e a origem de seus #ancestrais.

A série de vídeos está disponível aqui: https://goo.gl/SZ4DNw


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.