Saúde ocular ainda encontra desafios na saúde pública

Desenvolvimento humano e concentração de renda estão associados a problemas na visão

 11/04/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala que ainda há desafios para a saúde ocular mais efetiva na saúde pública. Ele ressalta que dados apontam que países com maior concentração de renda e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) possuem maior número de pessoas com problemas visuais e menor independência para pacientes com deficiência visual e cegueira.

Entretanto, Rocha conta que há preocupação com a prevenção e identificação precoce de problemas na visão. Como exemplo, vacina contra rubéola, que previne a cegueira congênita; investigação e prevenção de doenças que podem ser transmitidas para o bebê na gestação e o teste do reflexo vermelho, conhecido como “teste do olhinho” nos recém-nascidos. Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.