Fórum discute participação “grisalha” no mercado de trabalho

Maior expectativa de vida e desejo de se manter ativas fazem com que pessoas trabalhem por um período maior

09/04/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

O Fórum de Talentos Grisalhos acontece amanhã (10). O projeto vai discutir como as pessoas acima dos 60 anos continuarão trabalhando, num período em que a expectativa de vida só aumenta e, para além disso, existe o desejo de se manter útil na sociedade. Em entrevista à Rádio USP, Edgar Werblovsky, coordenador do evento e engenheiro pela Escola Politécnica da USP, e a professora Denise Delboni, palestrante no evento, doutora pela Faculdade Getúlio Vargas e mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, falaram sobre o fórum.

Edgar Werblovsky conta que o Fórum foi criado para promover um diálogo, trazendo experiências e pesquisas. Várias empresas brasileiras foram ouvidas e será possível entender como elas estão lidando com a questão do envelhecimento dentro de suas organizações. O objetivo do encontro é saber como essas pessoas mais sábias poderão protagonizar e contribuir.

A professora Denise Delboni comenta o fenômeno da “juniorização das empresas”. Em decorrência da crise, a oferta de empregos é menor. Por conta disso, as organizações estão substituindo seus antigos funcionários por jovens ingressantes. Em sua palestra, a doutora falará sobre os desafios da regulamentação de novas modalidades de trabalho no País e como pessoas mais velhas podem ser incluídas nisso. Outro tema serão as possíveis carreiras dentro da empresa para pessoas com mais de 60 anos que não alcançaram o “topo” em seu trabalho, mas que podem tentar algo novo.

O Fórum de Talentos Grisalhos acontece nesta terça-feira (10), das 8h30 às 18h, no auditório da FGV. A inscrição pode ser feita no site do projeto.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.