Instituto de Física oferece bolsa de Física Nuclear de Núcleos Exóticos

Bolsa da Fapesp é destinada a formados em física nuclear experimental e tem inscrições abertas até dia 15 de maio

11/04/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Mike Peel via Wikimedia Commons – CC-BY-SA-4.0

O Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física (IF) da USP está com inscrições abertas para bolsa de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na área de Física Nuclear de Núcleos Exóticos.

A bolsa, vinculada ao projeto temático Dinâmica de sistemas de muitos corpos IV, coordenado pelo professor Mahir Hussein, é destinada a candidatos com título de doutor e formação em física nuclear experimental, que serão supervisionados pelo professor Valdir Guimarães, um dos principais pesquisadores do projeto. Além de sua formação, ainda é requisitado que o participante tenha experiência em instrumentação nuclear e em medidas em laboratórios de física nuclear com aceleradores, e que possua conhecimento em Linux e códigos para análise de dados de reações nucleares de baixas energias.

A função do bolsista será realizar medidas – através do sistema de produção de feixes radioativos, Ribras, instalado no IF ou em laboratórios no exterior – e análise de dados de espalhamento elástico, fusão e break up induzidos por feixes radioativos. O selecionado será contemplado com uma bolsa com validade de 12 meses e possibilidade de prorrogação por mais 12, no valor de R$ 7.174,80, com adicional equivalente a 15% do valor anual para despesas relacionadas às atividades de pesquisa.

Para se candidatar para a bolsa destinada a brasileiros e estrangeiros, é necessário enviar o currículo atualizado, uma carta de apresentação com a razão do interesse na bolsa, contendo breve relato de experiência, e uma carta de recomendação endereçados ao professor Valdir Guimarães (valdirg@if.usp.br), até o dia 15 de maio.

Para mais informações, acesse http://www.fapesp.br/270

.