.

..

.

A Universidade, que há décadas é reconhecida pela sua excelência no ensino e pesquisa, ao longo desse tempo se tornou cenário para inúmeras produções audiovisuais. Isso se explica pelo fato de que a Cidade Universitária contém diversos lugares estratégicos, suas unidades foram bem planejadas e, como uma grande instituição, vários enredos podem ser desenvolvidos em vários contextos acadêmicos. O Jornal da USP listou alguns deles a seguir.

.

..

Imagens: Reprodução – Ary Fernandes/Produções Cine Televisão Ltda.

.

..

O seriado O Vigilante Rodoviário é uma série de TV pioneira no Brasil. Gravado e reproduzido na década de 1960, o programa que teve 38 episódios de grande sucesso é uma criação do cineasta Ary Fernandes.

Estrelado por Carlos Miranda e o pastor alemão Lobo, o vigilante era um policial comum que patrulhava a Rodovia Anhanguera a bordo de um Simca Chambord 1959 ou de uma Harley-Davidson 1952, em São Paulo. Assim, ele se envolvia em várias aventuras.

Em O Mordomo, um dos últimos episódios da série, há uma passagem pela Cidade Universitária que mostra como era o campus há meio século. A cena se tornou uma relíquia, já que é uma das poucas imagens de que se tem notícia do principal campus da USP.

 

..

Imagens: Reprodução – Globoplay/Globo.com
.

..

A telenovela A Favorita, de João Emanuel Carneiro, exibida pela Rede Globo em 2008, teve a personagem Lara, interpretada pela atriz Mariana Ximenes. Lara era uma estudante de Geologia e, como muitos atores fazem, Ximenes buscou vivenciar a realidade de sua personagem. Por isso  visitou o Museu de Geociências da USP. A visita foi gravada e exibida no programa Videoshow da época e monitorada pela geóloga da USP Fernanda Canile. A Favorita é um dos grandes sucessos da TV Globo e já foi adaptada para diversos países. No fim do ano passado, em Portugal, ela voltou a ser exibida.

..

 

Imagens: Reprodução – UOL Televisão
.

..

No final de 2009, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebeu a equipe da Rede Globo para a gravação da telenovela Passione, que foi exibida no ano seguinte. As cenas envolveram a atriz Carolina Dieckmann, que interpretou uma estudante de pós-graduação em Jornalismo. Um dos cenários foi a “Prainha”, local muito conhecido pelos estudantes do campus que procuram relaxar nas horas vagas. A telenovela foi criada pelo ator, diretor, roteirista e autor Silvio de Abreu, que é formado em Cenografia pela Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA.

..

.
Imagens: Reprodução – MTVpasargada/Cuca da Onça
.

..

O grupo musical Filarmônica de Pasárgada é um dos que também utilizaram a Universidade como cenário. Nesse caso, trata-se do clipe O Seu Tipo, gravado no gramado da Praça do Relógio, na Cidade Universitária. O vídeo foi feito em setembro de 2012 e publicado dois meses depois. Marcelo Segreto, integrante da banda e formado em Música na ECA, estudante na época, acredita que a resposta do público o surpreendeu e ajudou, de certa forma, na carreira de banda. Ele lembra:

 

Escolhemos a Cidade Universitária, porque a história do grupo estava muito ligada à USP. A maioria dos integrantes estudava na ECA. Nesse sentido, houve certa afetividade na escolha do lugar. Por outro lado, gravar na USP tornava as coisas mais fáceis: estávamos todos os dias lá (então era tranquilo visitarmos a locação). Além disso, muitos amigos da USP participaram do clipe (na equipe e na figuração). Assim, parecia que tudo convergia pra gente gravar lá na Praça do Relógio.
.

..



Imagens: Reprodução – Wikimedia Commons/Agravo Produções Cinematográficas
.

..

O longa-metragem Jogo das Decapitações é um filme do cineasta Sérgio Bianchi, formado em Cinema pela ECA. A obra ganhou prêmios como o de Melhor Filme no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira de 2013.

A trama narra a história de Leandro, estrelado por Fernando Alves Pinto, que ingressa em um curso de mestrado na USP e foca sua pesquisa no desaparecimento de pessoas durante o regime militar (1964-1985). O protagonista se vê conectado por Jairo Mendes, um artista polêmico, que é preso. Logo ele inicia uma investigação à procura  do único filme dirigido por Jairo, Jogo das Decapitações, que foi censurado na época.

Leandro estuda na USP e várias cenas são gravadas no campus da Cidade Universitária. A cena acima é de uma manifestação organizada por estudantes à frente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

..

 

Imagens: Reprodução – oternoVevo/Youtube

..

.
O trio musical Terno também tem um de seus videoclipes gravados na USP, mais especificamente na pista de atletismo do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). O grupo paulistano é formado por Tim Bernardes (guitarra e voz), Guilherme d’Almeida (baixo) e Biel Basile (bateria). Tic Tac é um single do álbum
lançado em 2014,  Tic Tac – Harmonium, que contém apenas três faixas. 

Sendo uma das principais bandas brasileiras na atualidade, seu último disco Melhor Do Que Parece foi eleito o melhor do ano pelo O Estado de São Paulo, além de estar presente em outras listas. O grupo, que já se apresentou em festivais internacionais, também se apresentará no Lollapalooza deste sábado, no Palco Axe, às 16h10.
.


Imagens: Reprodução – Wikimedia Commons/África Filmes/Globo Filmes

..

.
Que Horas Ela Volta?
 pode ser considerado um dos maiores e melhores filmes brasileiros, pelo menos neste início do século, isso porque essa produção já concorreu e recebeu diversos prêmios internacionais, dentre eles o Prêmio do Público de Melhor ficção na Mostra Panorama do Festival de Berlim.

O filme, estrelado por Regina Casé e Camila Márdila, foi criado e dirigido por Anna Muylaert, graduada em Cinema pela ECA. Ele faz uma crítica ao sistema social brasileiro e tem como centro dos acontecimentos a prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que dá acesso aos cursos da USP. Val, que é empregada doméstica, veio de Recife para São Paulo há mais de uma década a fim de trabalhar na casa de uma família de classe média alta, onde também cuidou do filho do casal. Sua filha, Jéssica, decide vir a São Paulo para estudar para o vestibular e quando chega é desacreditada pelos patrões de sua mãe.

A cena gravada na USP mostra quando o patrão decide levar seu filho e Jéssica para conhecer o campus, mais especificamente a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), onde ambos pretendiam ingressar.
.


.

Imagens: Reprodução – JaoVevo/Youtube

 

..

João Romania, mais conhecido pelo seu nome artístico Jão, está em seu último ano em Publicidade e Propaganda na ECA e hoje é um dos artistas que surgiram pela internet e prometem se consolidar na indústria musical. O seu videoclipe Imaturodirigido pelo amigo de turma Pedro Tófani, está fazendo sucesso, mas o que muitos não sabem é que ele foi gravado na Universidade.

As cenas foram feitas no velódromo do Cepeusp e na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. O clipe foi gravado em um único dia no início de janeiro passado e publicado no mesmo mês. Hoje, ultrapassou as 5 milhões de visualizações no YouTube. Tófani acredita que ter sido gravado na USP foi um dos pontos para o sucesso.


A Universidade tem um clima meio etéreo. Desde o primeiro dia aqui, eu acho um lugar muito singular. A arquitetura, do Cepeusp especificamente, tem esse aspecto mais americanizado que contribuiu bastante para a fotografia, embora a gente tenha feito questão dos elementos brasileiros para gerar a identificação com o público.

.

.
.
.

Para autorização de gravações na USP é necessário informar o motivo da gravação, data, horário e, de preferência, que o pedido tenha o conhecimento e autorização do Diretor da Unidade. Para mais informações consulte aqui o site da prefeitura do campus com mais orientações.

 

.

.

 

.
……Arte: Thais H. Santos/Jornal da USP
.

.