Inspeção veicular faz-se necessária numa cidade poluída como SP

A opinião é do professor Paulo Saldiva, que em sua coluna comenta o retorno da inspeção veicular na cidade de São Paulo

 18/12/2017 - Publicado há 6 anos

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, recentemente, um projeto que prevê o retorno da inspeção veicular na cidade como forma de controlar a emissão de poluentes. A questão divide opiniões – enquanto uns são favoráveis à medida, outros são contrários por considerarem-na uma despesa a mais, sem falar do “trabalho” que representa levar o veículo para inspeção numa cidade em que tempo é dinheiro.

Para o professor Paulo Saldiva, a inspeção faz-se necessária, devido aos altos índices de poluição da cidade de São Paulo, que estão acima dos padrões desejáveis. A poluição responde por cerca de 4 mil mortes a mais por ano, levando a doenças cardiovasculares e respiratórias. Portanto, apesar do transtorno que possa representar para muitos, Saldiva entende que a inspeção veicular constitui um benefício para a saúde, pelo menos enquanto não se renovar a frota de veículos, alterar-se o tipo de combustível e, principalmente, investir-se em transporte coletivo de baixa emissão.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.