USP prorroga as inscrições dos cursos gratuitos para maiores de 60 anos

23/07/2009 - Publicado há 15 anos

Vão até o dia 29 de julho as inscrições para os cursos do segundo semestre do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da Universidade de São Paulo (USP), realizados na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Os interessados em participar das atividades oferecidas na EACH precisam ter mais de 60 anos e ir fazer matrícula pessoalmente na escola, localizada na zona leste.

As atividades são totalmente gratuitas, há vagas para palestras, oficinas e disciplinas de graduação, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo. Apenas para as disciplinas de graduação é necessário ter ensino médio completo, pois as aulas são realizadas junto com os alunos dos cursos de graduação.

Segundo a responsável pela Organização das Atividades, professora Meire Cachioni, do curso de gerontologia, a UnATI é o maior projeto de extensão da unidade em número de matriculados e tem neste semestre a maior quantidade de atividades oferecidas desde o seu início, em 2006. “A participação dos idosos nas atividades está sendo importante não só para as áreas de ensino e extensão, mas também para a pesquisa, já que muitos professores e alunos de vários cursos estão desenvolvendo trabalhos relacionados ao idoso”, revela.

A UnATI é um programa ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que existe há 15 anos na universidade, e vem em constante crescimento no número dos participantes. No início, em 1993, foram 847 matriculados e, em 2007, passou para 7.011. O objetivo é possibilitar ao idoso atualização, aquisição de novos conhecimentos, promover a saúde, o bem-estar psicológico e social, e da cidadania dos seus participantes.

As inscrições para os cursos da EACH serão feitas na Comissão de Cultura e Extensão Universitária desta unidade, que está localizada na Av. Arlindo Bettio, 1000 – Ermelino Matarazzo. Mais informações pelo telefone: 11- 3091 1016 ou pelo e-mail: ccex-each@usp.br

Além da EACH, outras unidades da USP também oferecem atividades gratuitas para a terceira idade neste semestre. As datas, horários e períodos das inscrições das palestras, oficinas e disciplinas de graduação de todas as unidades da USP podem ser vistas na página da UnATI.