Para professor, escola deve promover escuta atenta da música

Ensino da música é obrigatório na educação básica, mas nem sempre prioriza o prazer que ele proporciona

22/11/2017 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Geralmente, as aulas de música entram na escola através das aulas de arte, ocupando um espaço pequeno, ou de forma muito ligada à técnica, com o ensino de um instrumento musical específico. Para o professor Rogério Almeida, da Faculdade de Educação (FE) da USP, o ensino de música deveria estar muito mais ligado a um prazer estético.

“Muitas vezes, a música acaba se tornando um elemento de fundo, em relação ao qual não prestamos muita atenção”, diz o professor. A ideia, então, é que a escola possa criar nas aulas de música um ambiente de escuta atenta, para que se aproveite o máximo o que ela tem a oferecer — incluindo o despertar da sensibilidade.

Almeida convida os ouvintes a conhecer o trabalho Lab_Arte, laboratório didático sobre arte, cultura e educação, do qual é coordenador. As atividades acontecem todos os dias, às 18 horas, na Faculdade de Educação, e são abertas ao público.