Nova edição da revista “Risco” traz arquitetura, urbanismo e política

Securitização, nomadismo, Estado Novo português e Paris de Victor Hugo são discutidos em novo número

 23/10/2017 - Publicado há 7 anos

A Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, publicação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, acaba de publicar uma nova edição (volume 15, número 1, 2017).

O novo número traz artigos, ensaio e entrevistas que transitam entre a arquitetura, o urbanismo e a política. Em seu editorial, a revista se propõe a compartilhar ideias, objetos e pontos de vistas diversos, em contraste às “dificuldades que se exacerbam em particular nos dias que correm”.

Essa edição conta com nove artigos, sendo dois em espanhol, que versam sobre Securitização, Vigilância e Territorialização em Espaços Públicos na Cidade Neoliberal; Arquitetura e nomadismo contemporâneo: desafios atuais da inserção de edificações móveis no espaço urbano; Percepções do fenômeno urbano no século XIX sob a ótica literária de Victor Hugo em ‘Os Miseráveis’, entre outros.

Um último bloco de textos traz transcrições de entrevistas com os arquitetos estrangeiros Steven K. Peterson, Roberto Fernández e Grahame Shane.

Os artigos podem ser consultados na íntegra no Portal de Revistas da USP.

Mais informações: e-mail revistarisco@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.