“Sustentáculos” desta semana debate Renca e pacto sobre meio ambiente

Revogação da exploração de reserva mineral brasileira e pacto mundial sobre meio ambiente são temas do professor José Eli da Veiga

 28/09/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Dois temas permeiam a coluna “Sustentáculos” desta semana.

O primeiro deles é a revogação, por parte do presidente Michel Temer, do decreto que abria a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) para a exploração por parte de mineradoras. A região fica situada entre os Estados do Pará e Amapá, e tem uma área do tamanho da Dinamarca. Temer foi severamente criticado pela imprensa, opinião pública e artistas, e a decisão de revogar a abertura da Renca para exploração foi publicada nesta terça-feira, 26 de setembro, no Diário Oficial da União.

Outro assunto tratado pelo colunista José Eli da Veiga é o “Pacto Mundial para o Meio Ambiente”, apresentado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, em um encontro paralelo à Assembleia Geral da ONU, realizado na semana passada. O documento foi elaborado por juristas do mundo inteiro, com a ideia de aglutinar todas as diretrizes do direito internacional sobre o meio ambiente.

Ouça, acima, a íntegra da opinião do colunista José Eli da Veiga.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.