Orquestra de Câmara da USP se apresenta no Ibirapuera nesta sexta

Com regência de Gil Jardim e solo da pianista Lídia Bazarian, concerto traz peças de Philip Glass e Stravinsky

28/09/2017 - Publicado há 7 anos

Orquestra de Câmara da ECA e Coral da ECA, com regência do Gil Jardim – Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens

.

A Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP se apresenta nesta sexta-feira, dia 29, às 21 horas, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo. A pianista Lídia Bazarian, ex-aluna do Departamento de música da ECA, é a convidada para apresentar o concerto Tirol, de Philip Glass. Em seguida, a orquestra tocará a suíte de Pássaro de Fogo, do russo Igor Stravinsky. A regência será do maestro Gil Jardim.

A escolha do concerto de Philip Glass não foi por acaso. O compositor americano esteve no Brasil neste mês, comemorando seus 80 anos. Ele se apresentou na Sala São Paulo e no Parque Ibirapuera, onde reuniu mais de 20 mil pessoas ao ar livre. “Ele é um músico que está entre o clássico e o popular. Suas composições trabalham com o clássico, ao mesmo tempo que trabalham com trilhas sonoras de filmes. Então ele é muito conhecido, toca muita gente, por isso é tanto clássico quanto popular”, afirma Gil Jardim.

O professor e regente Gil Jardim – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A pianista Lídia Bazarian integra o Trio Tokeshi Rosas Bazarian e o Quinteto Pierrot. Segundo o maestro, a intenção é sempre trazer alunos, ex-alunos e professores do Departamento de Música da ECA para se apresentarem com a Ocam. “Desta vez convidamos essa ilustre ex-aluna para tocar uma das composições mais lindas de Philip Glass.” A escolha do concerto foi feita “a dedo” pelo maestro, por causa de sua beleza e também pelo desafio que representa aos músicos da Ocam.

A segunda parte da apresentação será dedicada ao russo Igor Stravinsky, um dos mais importantes músicos do século 20. Ele se tornou conhecido por três balés: O Pássaro de Fogo (1910), Petrushka (1911) e A Sagração da Primavera (1913). O primeiro balé recebeu diversas edições do compositor. Delas, a que será tocada pela Ocam nesta sexta-feira será a suíte de 1919, que pode ser tocada por uma orquestra menor.

A pianista Lídia Bazarian – Foto: Isabel dElia

“É um desafio enorme tocar essa música, mas é um desafio bom que todos da Ocam querem experimentar”, explica Gil Jardim. “Esse será um momento importante da orquestra, que irá apresentar, com a Lídia Bazarian, uma composição tão linda de Philip Glass e logo em seguida apresentar essa suíte complicada e igualmente linda de Stravinsky.”

Os ingressos da apresentação podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site do Ingresso Rápido. O valor é R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

O concerto da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP será realizado nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, às 21 horas, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer (avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 2, Parque Ibirapuera, em São Paulo). Ingressos: R$ 20,00 (inteira). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3091-4330.

.