Workshop debate o futuro da Universidade

03/09/2008 - Publicado há 16 anos

(da esquerda para direita) O professor e ex-reitor da USP, José Goldemberg, a reitora da USP, Suely Vilela, e o coordenador da Comissão de Planejamento e diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Glaucius Oliva, participam das discussões no primeiro dia de debates do workshop

O primeiro dia de discussões do workshop “Planejando o Futuro: USP 2034”, promovido pela Comissão de Planejamento da USP, reuniu cerca de 120 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da Universidade, que lotaram a Sala do Conselho Universitário, no dia 3 de setembro. O evento marcou o início da programação de festividades dos 75 anos da USP.

O workshop teve início com o tema “Modelo de Universidade”, com a apresentação do coordenador da Comissão de Planejamento e diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Glaucius Oliva (clique nos nomes dos palestrantes para obter o conteúdo das apresentações em arquivo pdf). Em seguida, a reitora da USP, Suely Vilela, fez a explanação “USP – Uma Universidade de Classe Mundial (cenários e perspectivas)”. Logo após, o professor da Escola Politécnica, Celso Pupo Pesce, falou sobre engajamento institucional. As apresentações da parte da manhã foram encerradas com a palestra do professor e ex-reitor da Universidade, José Goldemberg, cujo assunto foi “Autonomia Universitária”.

No período da tarde, sob o tema “Formação Acadêmica”, os trabalhos tiveram início com a apresentação do diretor da Escola Politécnica, Ivan Gilberto Sandoval Falleiros. O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP), Alberto Borges Matias, expôs o tópico “Novas Tecnologias – Graduação”. Para abordar a questão da internacionalização, foi convidado o vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Hernan Chaimovich. Em seqüência e finalizando o ciclo de apresentações, o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Armando Corbani Ferraz, falou sobre a pós-graduação na Universidade e suas perspectivas.

Ao final de cada bloco de palestras, os participantes do workshop tiveram a oportunidade de debater os temas apresentados com os convidados.

O workshop terá continuidade no dia 4 de setembro, quinta-feira, com palestras sobre comunicação com a sociedade, relações com o governo e inclusão social.

Segundo Glaucius Oliva, os temas debatidos no workshop foram selecionados a partir de uma consulta às Unidades de Ensino e Pesquisa sobre os pontos centrais para se delinear os rumos da Universidade nos próximos 25 anos. “O planejamento não se faz de cima para baixo. É essencial que haja a participação e o feedback da comunidade universitária”, destacou. Está prevista a publicação de um livro sobre os resultados das discussões em janeiro de 2009.

O workshop “Planejando o Futuro: USP 2034” está sendo realizado na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, e tem transmissão simultânea através da internet no endereço http://iptv.usp.br

(Crédito da foto: Ernani Coimbra)