Professor da USP lança blog sobre direito, política e sociedade

O objetivo é estreitar laços entre academia e público, além de trazer debates de qualidade sobre temas atuais

 31/08/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Os objetivos do blog são enriquecer o debate sobre direito, política e sociedade e estabelecer relações entre o professor Justino e a imprensa – Foto: Reprodução

O professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito (FD) da USP Gustavo Justino de Oliveira lançou no dia 22 de agosto o Blog do Justino, espaço em que pretende escrever sobre direito, política e sociedade. Segundo o professor, embora as redes sociais tenham ampliado o acesso aos debates relevantes atuais, ainda há uma carência de informações de qualidade que enriqueçam essas discussões.

“Nesse sentido a academia pode contribuir para enriquecer os debates. Com a minha posição tanto de professor da USP como de consultor que atua no mercado, posso contribuir com o conhecimento da academia e também com a experiência prática”, afirma Justino.

Justino de Oliveira já foi procurador do Estado do Paraná e hoje é advogado, consultor jurídico e árbitro especializado em direito público. Na academia atua na área do direito anticorrupção, um tema recorrente na mídia atualmente.

Gustavo Justino de Oliveira, professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP – Foto: Henrique Manreza

Outro objetivo do blog é estabelecer uma ponte entre Justino e a imprensa. Procurado com frequência por jornalistas para comentar os acontecimentos envolvendo direito e corrupção, o professor decidiu reunir no blog suas posições sobre esses temas, a fim de facilitar o seu contato com a imprensa.

“Na seção Direito, pretendo noticiar e comentar leis, decretos, inovações normativas e decisões do Poder Judiciário que tenham impacto nas relações dos cidadãos, empresas e entidades sem fins lucrativos com a administração pública. Em Política, o objetivo é refletir sobre os rumos do Brasil, a partir das principais decisões que são tomadas diariamente nos diversos níveis dos governos federal, estaduais e municipais, envolvendo não somente o Poder Executivo, mas também os Poderes Legislativo e Judiciário. Já em Sociedade a finalidade é informar à população sobre seus direitos e formas de defendê-los perante os órgãos públicos em geral.”

Serão de uma a duas publicações semanais, que o professor espera que ajudem a sociedade a se informar de forma pragmática. “Hoje as pessoas se informam pelas suas redes e nem sempre essa informação é de qualidade, por isso achei importante criar o blog com a ideia de tratar temas complexos de forma acessível para quem está na academia e fora dela também.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.