O meio ambiente no continente africano

Os convidados do Ambiente é o Meio desta semana são Alfredo Libombo e Rui da Silva que falam sobre os problemas ambientes do continente africano

 16/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:43
Por
Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download 

O programa Ambiente É o Meio desta semana entrevista Alfredo Libombo, secretário-executivo do Movimento de Educação Para Todos de Moçambique; e  Rui da Silva, pesquisador de Estudos Africanos na Universidade do Porto, em Portugal.

Libombo fala sobre a Rede Lusófona pelo Direito à Educação (ReLus) com países da África que falam a língua portuguesa, como Moçambique e Angola. “São vários países com o mesmo objetivo e os resultados são mais visíveis”, afirma.

Ele também explica sobre a extração do carvão em Moçambique, na África, e sobre a Vale, multinacional e mineradora brasileira que está naquele país que entre os problemas que causa estão a mineração a céu aberto e a retirada da população nativa.

Já Rui da Silva fala da Guiné-Bissau e seus problemas ambientais que estão ligados a pesca e ao desmatamento das árvores e floresta nativa. Segundo ele, este é um grande desafio, já que há transporte ilegal de madeira que muitas vezes sai por terra, para países vizinhos.

 

Por: Giovanna Grepi

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.