Você e o Pesquisador: uma conversa com Italo Delalibera Jr.

Professor da Esalq-USP falará sobre o crescente mercado de biopesticidas e outras formas de controle biológico de pragas na agricultura. Evento é nesta quarta, às 11h, no Canal USP do YouTube

 20/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 21/10/2020 as 18:29
Por

Toda praga da agricultura tem um inimigo natural. O papel do professor Italo Delalibera Jr. é encontrar esses inimigos — fungos, bactérias ou outros microrganismos — e transformá-los em biopesticidas, aptos a substituir os pesticidas químicos (vulgos agrotóxicos) no combate a insetos e outras pragas que afligem a agricultura  brasileira. 

“O Brasil é o país que mais usa pesticidas químicos no mundo; por outro lado é o que mais cresce no uso de produtos biológicos”, diz o professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. “Hoje não temos opções de controle biológico para todas as pragas, mas é um mercado extremamente promissor.”

Delalibera Jr. é o convidado desta semana na série de lives Você e o Pesquisador, que vai ao ar nesta quarta-feira, 21 de outubro, das 11h às 12h, no Canal USP do YouTube: www.youtube.com/canal-usp.

Especialista em patologia e controle microbiano de insetos e ácaros, ele é diretor da Unidade Embrapii de Biocontroladores de Pragas Agrícolas, sediada na Esalq, e um dos pesquisadores principais do SPARCBio, um centro de excelência de pesquisa em engenharia da Fapesp, também voltado para o controle biológico de pragas, recentemente implementado na Esalq, em parceria com a empresa Koppert Biological Systems. “São projetos realmente focados no desenvolvimento de produtos”, ressalta ele. Só na unidade Embrapii há 20 projetos em desenvolvimento, todos eles em colaboração com empresas.

Seu laboratório na Esalq foi pioneiro no desenvolvimento de biopesticidas no Brasil, com os dois primeiros produtos lançados em 2017 — baseados no uso de fungos contra insetos pragas das culturas de citrus e soja —, além de prestar uma série de serviços de apoio ao setor produtivo.

A série Você e o Pesquisador é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, vinculada à exposição virtual Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, que busca mostrar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira ao longo dos anos. As entrevistas acontecem a cada 15 dias e as gravações ficam disponíveis no Canal USP.

https://youtu.be/M2Th2Rf06FA


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.