Vem pra USP!: aluno deve fazer prova on-line até 29 de setembro

Primeira fase já começou para inscritos na Competição USP de Conhecimentos (CUCo)

25/09/2017 - Publicado há 7 anos

Competição USP de Conhecimentos faz parte do programa Vem pra USP! – Foto: Reprodução

Os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da rede estadual de São Paulo, que se inscreveram na Competição USP de Conhecimentos (CUCo), devem realizar a prova on-line de hoje, 25 de setembro, até o dia 29 de setembro, às 14 horas.

O candidato precisa acessar este link, entrar no sistema inserindo o seu CPF e a senha que cadastrou na inscrição.

Nessa 1ª fase, são 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais em ciências e matemática. Os testes são baseados em trechos de vídeos. Após assisti-los, o aluno responde às questões, que possuem quatro respostas como alternativas, sendo apenas uma correta. O tempo total da prova é de 120 minutos.

Os estudantes com o melhor desempenho, totalizando até 30% do total de inscritos, avançam para a segunda fase, que será presencial nas unidades do programa Escola da Família. Os convocados e os locais do exame serão divulgados no site Vem pra USP!, no dia 6 de outubro.

Próxima etapa

Na segunda fase, são 45 questões de múltipla escolha: 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. São quatro alternativas, sendo uma correta. O conteúdo exigido é de acordo com o ano no qual o aluno está matriculado.

A prova será realizada no dia 22 de outubro, das 13 às 16 horas. As perguntas da primeira e da segunda fase da CUCo são baseadas no currículo do ensino médio definido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Esse material está disponível aqui.

O estudante poderá acessar o site do Vem pra USP! para saber o seu desempenho e também será divulgada uma lista com os melhores resultados.

Vem pra USP!

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) faz parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da USP e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que busca incentivar os estudantes da rede estadual paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo dos programas dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.

Serão premiados estudantes do 1º, 2º e 3º anos de cada escola participante que conseguirem o melhor desempenho. Esses alunos receberão certificados da USP, poderão visitar laboratórios de pesquisa da Universidade e ainda outros prêmios que serão divulgados posteriormente no site.

Os alunos premiados que estejam cursando o 3º ano do ensino médio e tenham interesse em realizar o vestibular Fuvest 2018 estarão isentos da taxa de inscrição, ou seja, não terão que pagar a taxa. A Fuvest é a organizadora de um dos processos de seleção para estudar na USP.

Todos os participantes terão à disposição videoaulas de matemática ministradas especialmente pelos professores do cursinho da Poli USP. Outras sugestões para estudo também estarão disponíveis no site do Vem pra USP!.

Mais informações: http://vemprausp.org.br/

Da Assessoria de Comunicação da Fuvest