USP Talks debate novas tecnologias de transparência

Palestras serão no dia 28 de setembro, com a presença da advogada Helena Margarido e do designer gráfico Eduardo Cuducos

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

20160926_01_usptalks

 

No dia 28 de setembro, será realizada mais uma edição do evento USP Talks, desta vez com o tema Tecnologia promovendo transparência. O avanço da tecnologia computacional trouxe consigo o surgimento de ferramentas que permitem que haja mais controle, segurança, responsabilização e transparência em transações. As inovações nessa área não apenas desafiam setores, como o bancário, mas também podem permitir iniciativas inovadoras que vão da fiscalização mais eficiente do gasto de verba parlamentar indenizatória ao registro de terras sem necessidade de cartórios.

A advogada Helena Margarido, do escritório SuM Law, e o designer gráfico Eduardo Cuducos, da Operação Serenata de Amor, que cria robôs de inteligência artificial para combater a corrupção, serão os palestrantes do USP Talks e demonstrarão o uso da tecnologia para a promoção da transparência em diversos contextos.

Dentre os temas que serão debatidos, estão machine learning (subcampo da inteligência artificial dedicado ao desenvolvimento de algoritmos e técnicas que permitem ao computador aperfeiçoar seu desempenho em alguma tarefa), big data (megadados), bitcoins (moedas virtuais), entre outros.

O programa USP Talks é uma iniciativa das Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e apoio da Livraria Cultura, que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

O horário das palestras é das 12h30 às 13h30, no teatro da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073), com entrada livre e gratuita, por ordem de chegada, até o limite de ocupação do auditório (168 lugares). Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal do USP Talks no YouTube.

Esta será a sexta edição do programa, que já debateu questões como zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer, violência contra a mulher e as origens da vida e do universo.

Mais informações podem ser obtidas na página do USP Talks no Facebook.

Da Assessoria de Imprensa da USP

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados