USP Talks debate as raízes culturais e sociais da corrupção no Brasil

Os convidados José Álvaro Moisés e Gustavo Justino de Oliveira serão os debatedores de evento que será realizado dia 25 de maio

Por - Editorias: Universidade
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Livraria Cultura - Foto: Cecília Bastos
Livraria Cultura sedia USP Talks na quarta-feira, dia 25 de maio | Foto: Cecília Bastos

Pela primeira vez, a corrupção é apontada em pesquisas de opinião como a preocupação número um dos brasileiros, acima até mesmo de problemas como saúde, educação e segurança pública. Escândalos recentes mostram que ela está enraizada em grande parte do poder público e do empresariado brasileiro.

Mas qual é a origem da corrupção? Ela é uma característica inerente ao ser humano? O político brasileiro é mais corrupto do que os políticos de outros países? A corrupção faz parte do “jeitinho brasileiro” de levar a vida? 

Para discutir melhor os últimos acontecimentos, a segunda edição do USP Talks traz como tema Corrupção: de onde vem e como acabar com ela?

O evento será no dia 25 de maio, das 12 às 13 horas, e terá como palestrantes José Álvaro Moisés e Gustavo Justino de Oliveira, que discutirão as raízes culturais e sociais da corrupção no Brasil, e as maneiras de combatê-la.

Organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação da USP e pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a Livraria Cultura, o USP Talks é uma série mensal que traz especialistas da academia para falar sobre temas de grande relevância, em um formato diferenciado de palestra – informal, simples, rápido e personalizado.

Cada apresentação tem, no máximo, 15 minutos, com 30 minutos de bate-papo com a plateia, ao final. A primeira edição foi em abril com o tema “Aedes aegypti, Zika e microcefalia: Como vencer o mosquito e suas doenças?”, com os palestrantes Paolo Zanotto e Margareth Capurro e a mediação do jornalista do Estadão Herton Escobar.

Palestrantes

2016 05 20 USP Talks4Cientista político, jornalista e escritor, José Álvaro Moisés é professor de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs). Coordena vários projetos sobre a qualidade da democracia brasileira na USP, como o Grupo de Pesquisa sobre o tema no Instituto de Estudos Avançados (IEA).

Gustavo Henrique Justino de Oliveira é professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito (FD) da USP. Atua nas áreas de Direito Público, terceiro setor, participação popular na Administração Pública, parcerias, contratos públicos, saneamento básico, consórcios públicos, contratos de gestão, concessões de serviço público, parcerias público-privadas, entre outros.

O USP Talks será no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, localizado na na Av. Paulista, 2.073, em São Paulo.

A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do início. O evento também será transmitido on-line. Mais informações podem ser acessadas na página do USP Talks no Facebook.

 

 

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados