USP Ribeirão Preto sedia evento internacional sobre enfermagem forense

Congresso será de 14 a 16 de junho, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; inscrições até 20 de abril

 16/04/2018 - Publicado há 6 anos

De 14 a 16 de junho, a partir das 8 horas, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP sedia o primeiro Congresso Internacional de Enfermagem Forense (CIEF).

Segundo a professora e organizadora do evento, Lucilene Cardoso, “o intuito é divulgar e fortalecer a área de enfermagem forense, ainda pouco conhecida no País, além disso, trazer experiências de êxito na área tanto nacional como internacionalmente”.

O tema central será A Enfermagem Forense na Intersecção Saúde, Violência e Justiça e contará com uma série de palestras e workshops, com as especialistas e precursoras da área no Brasil, Karen Beatriz Silva e Rita de Cássia Silva, primeiras a escrever artigo sobre o tema.

Tráfico humano, suicídio, bullying são algumas das temáticas que serão abordadas no âmbito profissional do enfermeiro forense. Segundo Lucilene, os temas foram selecionados de acordo com o que é competência dos enfermeiros forenses e dentro das normas nacionais e internacionais.

“Foi só a partir de 2011 que a Enfermagem Forense foi incluída no hall das especialidades da enfermagem,” conta Lucilene. Para a professora, destacar essa prática vem em resposta às demandas sociais vistas atualmente na sociedade, com o amadurecimento da democracia e dos direitos. “As ciências forenses se acentuam ainda mais na área da saúde”, diz a professora.

As inscrições estão disponíveis para profissionais da saúde e áreas afins ou estudantes interessados e podem ser realizadas com desconto até o dia 15 de maio. Já as inscrições de trabalhos científicos serão efetuadas até o dia 20 de abril; todas podem ser feitas aqui. O evento possui patrocínio da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (Sobef).

A EERP fica no campus da USP em Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3.900.

Joice Soares, de Ribeirão Preto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.