USP recebe 11 mil novos alunos com ações sociais e atividades

A “Semana de Recepção aos Calouros” de 2017 será entre 6 e 10 de março; confira a programação das unidades

03/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 06/03/2017 as 14:32

especial_chapeu_usp_calouros

Com o tema Vamos comemorar juntos, a Semana de Recepção aos Calouros marca o início do ano letivo de 2017 e ocorre em todos os campi da Universidade, de 6 a 10 de março. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por palestras, bate-papo com egressos e dirigentes, visitas às instalações das unidades de ensino, arrecadação de donativos, gincanas, atividades envolvendo os pais dos alunos, campanhas e ações sociais.

Institucionalizada em 1998, a semana é organizada pelas Comissões de Graduação das unidades e por seus Centros Acadêmicos e Atléticas, com o objetivo de promover a integração entre os novos alunos e os veteranos, e para transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

“A Semana de Recepção aos Calouros é um momento de acolhimento e orientação dos novos estudantes. A USP é muito diversa e tem inúmeras oportunidades, e os ingressantes precisam ter orientações nesse sentido”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

Por esse motivo, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) também disponibiliza todos os anos o Manual do Calouro, que contém informações úteis sobre os procedimentos que envolvem a vida acadêmica, a inscrição em bolsas e benefícios, o acesso a serviços de saúde e transporte e sobre iniciativas em relação a denúncias de discriminação e violação de direitos na Universidade.

Para conferir a programação da Semana de Recepção aos Calouros, o aluno deve consultar a página da sua unidade.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Disque-Trote

O pró-reitor reforça que “na Semana de Recepção, a Universidade admite somente atividades acadêmicas. É expressamente proibido qualquer tipo de manifestação estudantil que cause a quem quer que seja agressão física, moral ou outras formas de constrangimento”. O calouro que se sentir vítima de agressão ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, poderá fazer a denúncia por meio dos canais de atendimento do Disque-Trote.

O Disque-Trote, que atende pelo número 0800-012-1090, já está funcionando e ficará ativo até o dia 6 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas. Além do atendimento por telefone e pelo chat, as denúncias também poderão ser feitas pelo e-mail disquetrote@usp.br.

O trote é proibido na USP desde 1999, quando o reitor Jacques Marcovitch instituiu que toda manifestação de recepção a novos alunos, em todos os campi, deveria estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros. O Disque-Trote foi criado em 2000, com o propósito de receber denúncias de trotes abusivos.

Da Assessoria de Imprensa da USP

Confira a programação de recepção de calouros nas unidades:

• Campus de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Escola de Comunicações e Artes (ECA)
Escola de Educação Física e Esporte (EEFE)
Escola de Enfermagem (EE)
Escola Politécnica (Poli)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
Faculdade de Medicina (FM)