USP realiza seminário para discutir gestão de dados de pesquisa

Evento será no dia 9 de março, das 13h30 às 18 horas, com transmissão pela internet

27/02/2018 - Publicado há 6 anos

O universo da ciência está em constante e avassaladora expansão. Para manter a integridade, a eficiência e a reprodutibilidade das pesquisas, pesquisadores, bibliotecários, universidades, financiadores e editores devem garantir que os dados relevantes relacionados aos resultados e às publicações geradas pelos estudos estejam organizados, armazenados, preservados e acessíveis, permitindo sua verificação e eventual reutilização.

Por isso, no dia 9 de março, das 13h30 às 18 horas, a USP promove o Seminário de Gestão de Dados de Pesquisa e Boas Práticas para o Desenvolvimento da Ciência. O encontro abordará os diferentes aspectos que envolvem boas práticas e a gestão de dados de pesquisa do ponto de vista do pesquisador e da universidade, além de explorar o ecossistema da comunicação científica, considerando o envolvimento de financiadores e editores de publicações científicas, além de evidenciar o papel do bibliotecário e das bibliotecas no suporte à gestão de dados de pesquisa.

O evento será no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, que fica no Prédio da Administração Central, Térreo, Bloco L, Rua da Praça do Relógio, 109, campus Cidade Universitária, em São Paulo.

O seminário é uma parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP)Pró-Reitoria de Pós-Graduação  (PRPG) e Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), todos da USP.

As inscrições para o evento estão esgotadas, mas haverá transmissão ao vivo pela internet no site do IPTV.

Com informações do Sibi