USP organizará encontro de rede internacional para negócios e inovação

Representantes de 70 países já estão confirmados para o BIN@SP, que reúne vários setores para compartilhar conhecimento e oportunidades de negócios

11/08/2016 - Publicado há 8 anos

20160805_binuspA Agência USP de Inovação (Auspin) será a responsável, neste ano, da sétima edição do Business and Innovation Network (BIN@SP), nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Difusão Internacional da USP. O evento reunirá empresários, pesquisadores, estudantes, empreendedores e profissionais ligados à inovação. Representantes de 70 países já estão confirmados para o encontro, que será realizado pela primeira vez na capital paulista.

Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da Auspin, explica que o BIN@ é uma rede internacional informal de parceiros de várias áreas. “Vamos reunir representantes da indústria, academia, investimento, incubação, desenvolvimento de negócios e agência de desenvolvimento econômico para apoiar o compartilhamento de boas práticas, conhecimento, além de promover a inovação aberta e a oportunidade de aproximação e negócios”, esclarece.

Para o coordenador da Auspin, o encontro traz a oportunidade de reunir esses segmentos de vários países. “É uma oportunidade de colaboração e cooperação, e esperamos apoiar as parcerias que podem oferecer valor e impacto”, ressalta Bagnato.

Além de palestras gratuitas abertas ao público interessado, o BIN@SP contará ainda com exposição de empresas com produtos e serviços inovadores, exposição de projetos Pipe/Fapesp, rodadas de negócios e desafio tecnológico na área da saúde. “A realização do encontro no Brasil é mais uma forma de unir esforços e criar um ambiente acolhedor para as inovações no País com grandes parceiros internacionais”, completa.

Paralelamente ao evento, o Elan (European and Latin American Business Services and Innovation Network) reunirá representes da América Latina e União Europeia para promover uma rodada de negócios. O grupo conta com representantes de empresas, universidades e empreendedores dos dois continentes. “É mais uma oportunidade de aproximar o Brasil da União Europeia”, aponta o coordenador da Auspin.

Sobre a Agência USP de Inovação

Criada em 2005, a Agência USP de Inovação é o núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação e promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do País.

O núcleo conta com programas e atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo. Entre eles, destaque para a Bolsa Empreendedorismo, que é parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação da USP; o oferecimento da disciplina de graduação Inovação e Empreendedorismo, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP; Pixel, programa que busca auxiliar potenciais empreendedores a desenvolverem suas ideias até o estágio de prototipagem por meio de suporte sistêmico de atividades; e a interação com a RedEmpredia, rede de universidade que promove a inovação e o empreendedorismo.

O BIN@SP será de 7 a 9 de novembro, no Centro de Difusão Internacional da USP, localizando na av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 22, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. Os interessados podem se inscrever no site do evento.

Mais informações: (11) 3091-4164 ou (11) 2648-0994, site https://goo.gl/oXvXnO

Da Assessoria de imprensa do BIN@SP