USP está entre as melhores do mundo na área de Ciência do Esporte

Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP conquistou a 22ª posição entre as 300 melhores na área, segundo ranking da Shanghai Ranking Consultancy

12/12/2016 - Publicado há 7 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Ranking Global de Escolas e Departamentos de Ciências do Esporte avaliou 361 universidades – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.

A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP conquistou a 22ª posição entre as 300 melhores faculdades/departamentos do mundo na área da Ciência do Esporte no ranking publicado pela chinesa Shanghai Ranking Consultancy, editora oficial do Ranking Acadêmico de Universidades Globais (ARWU).

A divulgação do Ranking Global de Escolas e Departamentos de Ciências do Esporte foi realizada no dia 8 de dezembro. Além da USP, outras 14 instituições do Brasil fazem parte do ranking. A lista completa está disponível neste endereço.

As dez primeiras colocações pertencem às seguintes instituições: Universidade de Deakin, no Reino Unido; Universidade de Loughborough, nos Estados Unidos; Universidade da Carolina do Sul – Columbia, nos Estados Unidos; Escola Norueguesa de Ciências do Esporte, na Noruega; Universidade de Queensland, na Austrália; Universidade John Moores de Liverpool, no Reino Unido; Universidade do Sul da Dinamarca, na Dinamarca; KU LEUVEN e Universidade Ghent, ambas na Bélgica; Universidade Alemã de Esportes – Colônia, na Alemanha.

Este foi o primeiro ano de publicação da lista, que é uma tentativa de classificar um grupo de instituições e unidades com o mesmo foco de assunto. “Em algumas áreas temáticas, como a Ciência do Esporte e as Artes, existem instituições e unidades especializadas que preferem comparar-se com colegas semelhantes que não as universidades multidisciplinares de uma determinada disciplina. No entanto, não existem classificações internacionais deste tipo devido às dificuldades de identificar os objetivos de classificação e recolher os seus dados. O Shanghai Ranking está motivado para assumir o desafio de dar o primeiro passo para conduzir esse tipo de classificação e alargar a nossa compreensão do desempenho dessas instituições”, declarou a Shanghai Ranking Consultancy ao anunciar os resultados.

Metododologia

20161212_00_educacao-fisica
Entrada da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.

O Ranking Global de Escolas e Departamentos de Ciências do Esporte da Shanghai examinou 110.000 endereços de unidades e centenas de sites para formar a lista final de 361 universidades, com cerca de 400 unidades relacionadas com o esporte e engajadas em pesquisa. As 300 melhores universidades são publicadas no ranking com base na medição de publicação, citação, citações por publicação, publicações em periódicos que estão entre os 25% melhores e publicações em colaboração internacional.

Os dados bibliométricos são coletados da base de dados da Web of Science com um intervalo de tempo de cinco anos.

Com informações da Shanghai Ranking