USP está entre as melhores do mundo na área de Ciência do Esporte

Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP conquistou a 22ª posição entre as 300 melhores na área, segundo ranking da Shanghai Ranking Consultancy

 12/12/2016 - Publicado há 7 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Ranking Global de Escolas e Departamentos de Ciências do Esporte avaliou 361 universidades – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.

A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP conquistou a 22ª posição entre as 300 melhores faculdades/departamentos do mundo na área da Ciência do Esporte no ranking publicado pela chinesa Shanghai Ranking Consultancy, editora oficial do Ranking Acadêmico de Universidades Globais (ARWU).

A divulgação do Ranking Global de Escolas e Departamentos de Ciências do Esporte foi realizada no dia 8 de dezembro. Além da USP, outras 14 instituições do Brasil fazem parte do ranking. A lista completa está disponível neste endereço.

As dez primeiras colocações pertencem às seguintes instituições: Universidade de Deakin, no Reino Unido; Universidade de Loughborough, nos Estados Unidos; Universidade da Carolina do Sul – Columbia, nos Estados Unidos; Escola Norueguesa de Ciências do Esporte, na Noruega; Universidade de Queensland, na Austrália; Universidade John Moores de Liverpool, no Reino Unido; Universidade do Sul da Dinamarca, na Dinamarca; KU LEUVEN e Universidade Ghent, ambas na Bélgica; Universidade Alemã de Esportes – Colônia, na Alemanha.

Este foi o primeiro ano de publicação da lista, que é uma tentativa de classificar um grupo de instituições e unidades com o mesmo foco de assunto. “Em algumas áreas temáticas, como a Ciência do Esporte e as Artes, existem instituições e unidades especializadas que preferem comparar-se com colegas semelhantes que não as universidades multidisciplinares de uma determinada disciplina. No entanto, não existem classificações internacionais deste tipo devido às dificuldades de identificar os objetivos de classificação e recolher os seus dados. O Shanghai Ranking está motivado para assumir o desafio de dar o primeiro passo para conduzir esse tipo de classificação e alargar a nossa compreensão do desempenho dessas instituições”, declarou a Shanghai Ranking Consultancy ao anunciar os resultados.

Metododologia

20161212_00_educacao-fisica
Entrada da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.

O Ranking Global de Escolas e Departamentos de Ciências do Esporte da Shanghai examinou 110.000 endereços de unidades e centenas de sites para formar a lista final de 361 universidades, com cerca de 400 unidades relacionadas com o esporte e engajadas em pesquisa. As 300 melhores universidades são publicadas no ranking com base na medição de publicação, citação, citações por publicação, publicações em periódicos que estão entre os 25% melhores e publicações em colaboração internacional.

Os dados bibliométricos são coletados da base de dados da Web of Science com um intervalo de tempo de cinco anos.

Com informações da Shanghai Ranking 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.