USP em São Carlos abre inscrições para mestrado em Computação

Programa de pós-graduação recebeu nota máxima na última avaliação realizada pela Capes

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Inscrições para o mestrado podem ser realizadas até dia 25 de outubro; já quem deseja ingressar no doutorado ou no doutorado direto pode se inscrever em qualquer época do ano. Na foto, prédio do ICMC – Foto: Divulgação

.
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para mestrado no Programa de PósGraduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC).

São oferecidas até 68 vagas e o processo seletivo será realizado em apenas uma etapa, detalhada no edital disponível no site do Instituto. As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de outubro. Vale lembrar que, no caso do doutorado e do doutorado direto, as inscrições acontecem em fluxo contínuo durante todo o ano.

No dia 20 de setembro, foram divulgados os resultados da última avaliação quadrienal (2013-2016) dos programas de pósgraduação stricto sensu, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PPG-CCMC recebeu a nota máxima (7) na avaliação.

“A nota 7 é atribuída apenas a programas que têm excelência internacional, ou seja, que são equivalentes aos oferecidos pelas melhores universidades do mundo”, explica o coordenador do PPG-CCMC, professor Adenilso Simão. Em todo Brasil, existem hoje 77 programas de pósgraduação na área de computação e apenas sete deles receberam a nota máxima da Capes.

“Vale lembrar ainda que, aqui na USP, em São Carlos, é possível conquistar a formação em uma universidade de alto padrão sem abrir mão de uma ótima qualidade de vida”, acrescenta Adenilso. Ele explica que muitos estudantes, inclusive estrangeiros, optam por estudar em São Carlos porque o custo de vida é menor, se comparado ao das grandes cidades brasileiras. “Além disso, existe a possibilidade de morar perto da Universidade e vir caminhando estudar ou chegar rapidamente de carro, sem precisar enfrentar os congestionamentos comuns nas metrópoles”, conta o professor.

No caso do mestrado, podem participar do processo seletivo alunos que completaram a graduação e efetuaram a colação de grau até a data da matrícula. Os candidatos devem se inscrever pelo link. Veja, a seguir, as linhas de pesquisa existentes e as vagas disponíveis em cada uma..

Linhas de pesquisa em ciências de computação:

  • Recuperação de informações, descoberta de conhecimento, e engenharia de bancos de dados: 10 vagas .
  • Computação gráfica, imagens e visualização: 8 vagas.
  • Engenharia de software e sistemas de informação: 9 vagas .
  • Inteligência artificial: 12 vagas.
  • Robótica móvel e redes inteligentes: 3 vagas.
  • Sistemas distribuídos e programação concorrente: 6 vagas.
  • Sistemas embarcados e evolutivos: 3 vagas.
  • Sistemas web e multimídia interativos: 5 vagas

Linhas de pesquisa em matemática computacional

  • Mecânica dos fluidos computacional: 7 vagas.
  • Otimização: 3 vagas.
  • Processamento visual e geométrico: 1 vaga.
  • Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle: 1 vaga

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: (16) 3373-9638, e-mail: posgrad@icmc.usp.br

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados