USP em Ribeirão Preto discute a questão de gênero no esporte

No dia 8 de março, evento reúne atletas e profissionais; entre os temas debatidos está a presença de transexual no vôlei

05/03/2018 - Publicado há 6 anos
Evento vai contar com a primeira jogadora de vôlei trans no Brasil, Isabelle Neris, e a professora Berenice Mendonça, membro do Comitê Olímpico Internacional – Foto: Soclimage via  Instagram Isabelle Neris

No dia 8 de março, quinta-feira, das 8h às 18h30, a Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP promove a terceira Jornada USP de Psicologia do Esporte, que este ano vai discutir as mulheres e a questão de gênero no esporte, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Segundo os organizadores, a presença das mulheres em alguns esportes e questões de gênero têm gerado debates e controvérsias, como a autorização de atletas transexuais para compor times de vôlei.

Dentre convidadas da jornada estão: a jogadora de rugby Isadora Cerullo e sua companheira Marjorie Enya; a primeira jogadora de vôlei trans do Brasil, Isabelle Neris; a psicóloga do esporte Katia Rubio; a professora da Faculdade de Medicina da USP e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) Berenice de Mendonça; a psicóloga do esporte junto à equipe masculina de vôlei do Sesi Marina Gusson; a psicóloga Adriana Bernardes Pereira, também atuante na área do esporte e professora da EEFERP Ana Cristina Zimmerman.

Isadora Cerullo – Foto: via Youtube

A jornada contará com quatro mesas-redondas:
– A mulher e o esporte – do desafio da desigualdade ao desafio das questões de gênero
– Desempenho e complexidade biológica: o caso transexual no vôlei
– A mulher em campo, a mulher em gestão esportiva – quais preconceitos? quais desafios?
– Sobre o justo no esporte: uma abordagem filosófica

Apoiam o evento o Conselho Regional de Psicologia – 6ª região, Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Comissão para Apurar Violência Contra Mulheres e Gênero (CAV) e Rádio USP Ribeirão.

O evento é gratuito, voltado para profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de Psicologia, Educação Física e áreas afins e as inscrições podem ser feitas aqui. Será no Auditório da EEFERP, Av. Bandeirantes, 3.900, campus da USP em Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3315-0529, e-mail eeferp@usp.br