USP em Ribeirão Preto busca crianças voluntárias com sobrepeso

Estudo da Escola de Educação Física e Esporte fará treinamentos lúdicos no emagrecimento

Por - Editorias: Universidade
Pesagem de crianças – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Um estudo da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP precisa de crianças voluntárias com sobrepeso ou obesidade para treinamentos lúdicos no emagrecimento.

A pesquisa conta com aulas de dança e jogos, sempre com monitoramento da frequência cardíaca, três vezes por semana, por três meses. Os voluntários também vão fazer teste ergoespirométrico, que avalia o desempenho físico e mede a resposta dos sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar a situações de esforço, avaliação da composição corporal, da imagem corporal, perfil lipídico e nutricional.

Para participar, as crianças devem ter idade entre 7 e 10 anos, apresentar atestado médico para a prática de atividade física e não ter limitação física ou mental. O trabalho tem a supervisão do professor Carlos Roberto Bueno Júnior, da EEFERP.

De acordo com a mestranda Camila de Paula Monteiro, nas crianças, o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) é o peso dividido pela altura ao quadrado e o resultado deve ser colocado em uma curva que determina o porcentual para a idade. É considerado sobrepeso a partir de 85 e obesidade, 97.

Para se inscrever, os responsáveis pelas crianças devem enviar e-mail para obesidadeinfantilusp@gmail.com ou ligar para (16) 3315-0338.