USP e Harvard promovem curso a distância em pesquisa clínica

Ribeirão Preto será um dos centros do curso; ao final, alunos terão imersão de cinco dias em Harvard

23/02/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 15/03/2018 as 12:59
Em parceria com Harvard, a FMRP oferece curso de pesquisa clínica para alunos – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
A FMRP e a Harvard T.H Chan School of Public Health, Executive and Continuing Professional Education promovem curso à distância em pesquisa clínica  entre março e novembro deste ano, o 2018 Principles and Practice of Clinical Research (PPCR) Program.

O curso, que envolve um programa intensivo de ensino à distância em pesquisa clínica e um método altamente colaborativo, é oferecido a participantes de todo o mundo. Entre os tópicos que serão abordados, estão conceitos básicos de pesquisa clínica, incluindo como formular uma questão de pesquisa, selecionar uma população de estudo, métodos de randomização e cegamento; métodos estatísticos; coleta de dados, monitoramento e relatórios, treinamento em manuscritos; e projetos de pesquisa.

O campus da USP em Ribeirão Preto abriga um dos centros do curso. Semanalmente, os alunos vão participar de videoconferências interativas com duração de três horas, transmitidas ao vivo de Boston. Os 25 encontros virtuais serão conduzidos por professores da Harvard T.H. Chan School of Public HealthHarvard Medical School e Tufts University.

O programa oferecerá ainda duas oficinas presenciais em Boston e o 5-Day Immersion Course, uma oportunidade para aprofundar conhecimentos e interagir com a Universidade de Harvard. A imersão é a espinha dorsal do curso. Além de revisar as informações transmitidas ao longo dos oito meses de palestras à distância, os alunos terão experiências práticas em ensaios e análises clínicas.

As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de março pelo site do PPCR e as vagas são limitadas. No formulário, na opção “In which city will you be participating?“, o participante deve selecionar o item “Ribeirao Preto, Brazil (USP-RP)“. Também serão solicitados documentos on-line, como curriculum vitae, carta de intenções indicando o motivo da participação e uma carta de recomendação.

Para mais informações sobre o curso e valores acessar o site do PPCR.

Thaís Cardoso / Assessoria do IEA Polo Ribeirão Preto