USP discute tecnologias para capturar e armazenar gás carbônico

No dia 22 de setembro, governo, empresas e a Universidade se reúnem em fórum para soluções sobre aquecimento global

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn5Print this pageEmail
Objetivo é promover o debate de questões relacionadas ao processo e tecnologias Carbon Capture and Storage no Brasil  – Foto: Visual Hunt/CC

A Escola Politécnica (Poli) da USP receberá, nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, um evento sobre a captura e armazenamento do CO2, gás responsável pelo aquecimento global. O evento pretende propiciar o debate de questões relacionadas ao processo e tecnologias Carbon Capture and Storage (CCS) no Brasil.

O CCS foi considerado importante para evitar o aquecimento global para as próximas décadas e várias tecnologias foram desenvolvidas em vários lugares do mundo.

O processo e tecnologias CCS no Brasil ainda é inicial, mas devido à grande quantidade de gás carbônico existente no reservatório de pré-sal, tornou-se necessário implantar o processo de captura e armazenamento com o gás sendo reinjetado nos reservatórios de petróleo. Existem várias concepções do processo de separação, capturas e armazenamento de gás carbônico em offshore, algumas são de tecnologias inovadoras. O evento pode ser o ponto de discussão sobre todas essas tecnologias CCS e processos para o futuro.

A proposta é promover a disseminação de conhecimentos e cooperação entre vários setores (governo, academia, empresas privadas e públicas) relacionados a tecnologias de gás natural e cada participante apresentará tópicos relacionados a esse tema e planejar desenvolver as tecnologias e utilizações.

O evento também conta com apresentações da Secretaria Estadual de Energia do Estado de São Paulo, Petrobras, Shell etc., para aumentar o interesse de estudantes e pesquisadores brasileiros do Brasil e de algumas empresas japonesas localizadas no Brasil através da introdução da proposta de desenvolvimento das tecnologias de CCS que o grupo de pesquisa da USP Research Centre for Gas Innovation (RCGI) está iniciando.

A programação completa está disponível neste endereço e não é necessário se inscrever. O encontro será das 8h30 às 16 horas, no anfiteatro do edifício Mário Covas, na Av. Luciano Gualberto, 380, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Poli

 

 

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn5Print this pageEmail

Textos relacionados