USP debate os efeitos da alimentação na saúde

Por que engordamos? Essa e outras perguntas serão respondidas no encontro “A ciência alimentando o Brasil”

Por - Editorias: Universidade, Extensão
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você sempre quis saber por que de fato é tão difícil emagrecer? Se alimentos transgênicos são realmente perigosos para a saúde e o ambiente? Está preocupado com o aumento do número de transtornos de imagem e alimentares que acometem as crianças e os adolescentes? E, afinal, quais alimentos causam câncer?

O spread de chocolate é uma pasta espalhável consumida tradicionalmente em pães e biscoitos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O “spread” de chocolate é uma pasta espalhável consumida tradicionalmente em pães e biscoitos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Pesquisadores da USP e convidados vão falar sobre essas dúvidas e muitas outras durante conversa informal e em linguagem acessível durante o ciclo de palestras A Ciência Alimentando o Brasil. O bate-papo será realizado de 17 a 19 de outubro, sempre às 13 horas, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP.

A entrada é gratuita e aberta à população. O ciclo de palestras é uma parceria das Pró-Reitorias de Pesquisa (PRP) e de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e do Blog Café na Bancada, e faz parte das atividades organizadas pela USP em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP está localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/nº, Cidade Universitária, em São Paulo. Confira a programação completa:

 

Programação do Ciclo de Palestras A Ciência Alimentando o Brasil

Dia: 17/10/2016, às 13 horas

Palestra: E quando o alimento vira doença?

Convidado: Sebastião de Sousa Almeida, professor titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e coordenador do Laboratório de Nutrição e Comportamento.

Tema – Imagem Corporal: Aspectos Psicobiológicos, Nutricionais e Esté- ticos. O ideal de um corpo belo sofreu alterações ao longo do tempo e a exigência de corpos cada vez mais esbeltos como padrão de beleza no mundo ocidental pode trazer um risco potencial à saúde dos indivíduos, resultantes da insatisfação destes com o seu próprio corpo. Essa insatisfação pode ser exacerbada por fatores ambientais. Dentre estes fatores ambientais assume grande importância a disseminação de um padrão de beleza imposto pela mídia. Comportamentos não saudáveis de controle de peso e modelagem da silhueta podem vir acompanhados de alterações de condutas que coloquem em risco a saúde biológica e psicológica, levando a transtornos alimentares. Neste contexto procuraremos discutir os aspectos psicobiológicos, nutricionais e estéticos que podem alterar a avaliação que os indivíduos fazem de sua imagem corporal e, assim, possam predispô-los ao desenvolvimento de transtornos alimentares.

Dia: 18/10/2016, às 13 horas

Palestra: Por que engordamos?

Convidados:

Bruno Chausse – PhD em Bioquímica pelo Instituto de Química (IQ) da USP,pesquisador associado no Laboratório de Sinalização Celular (Labsincel).

Natalia Pasternak Taschner – PhD em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, editora do blog Café na Bancada e coordenadora nacional do Pint of Science Brasil.

Moderador: André Biernath, revista Saúde

Tema – Por que engordamos? Por que não consigo parar de comer? A dieta do jejum, da proteína, da sopa, paleolítica, funciona? Por que deu certo com ela e não funciona comigo? A respostas para estas e outras perguntas serão discutidas na apresentação de Bruno Chausse que contemplará os seguintes temas: “Como o cérebro controla o apetite e peso corpóreo”, “Qual a origem da obesidade”, “Dietas, jejum e outras intervenções para a perda de peso, o que realmente funciona?” etc.
Microbiota intestinal – A culpa é das suas bactérias! E indiretamente, a culpa pode ser da sua mãe! Descubra como essas inocentes habitantes do seu intestino podem influenciar sua luta com a balança, quem fala sobre o assunto é Natalia Pasternak Taschner.

Dia 19/10/2016, às 13 horas

Palestra: Transgênicos e o mito do alimento natural

Convidados:
Marie-Anne Von Sluys – professora titular do Instituto de Biociências (IB) da USP
Flavio Finnardi – professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP
Francisco Aragão – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen)

Moderadora: Ruth Helena Bellinguini
Tema – Os organismos geneticamente modificados (OGMs) sempre foram objeto de controvérsia e discussões permeadas por medo e emoção. Poucas vezes, a sociedade teve a oportunidade de tirar suas dúvidas com grandes especialistas no uso dessa tecnologia, e esclarecer quais as suas vantagens e desvantagens, quais os riscos reais e os imaginários, e como a técnica pode ser melhor aproveitada, com segurança para o consumidor e para a sustentabilidade da agricultura. A palestra reúne três dos melhores especialistas do Brasil que podem esclarecer essas questões.

Dia 20/10/2016, às 13 horas

Palestra: O câncer e nossa alimentação: afinal, o que sabemos sobre alimentos que causam ou previnem o desenvolvimento de tumores?
Convidado:
Wagner Montor – professor adjunto Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Tema – Na palestra, será abordada a natureza molecular dos tumores e de que modo alterações complexas ocorrem em células normais permitindo que estas se tornem tumorais. O papel dos alimentos na carcinogênese será discutido, tanto abordando alimentos que podem provocar câncer quanto alimentos que vêm sendo estudados há bastante tempo devido ao seu potencial papel na quimioprevenção.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados