USP debate os efeitos da alimentação na saúde

Por que engordamos? Essa e outras perguntas serão respondidas no encontro “A ciência alimentando o Brasil”

 13/10/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:09

Você sempre quis saber por que de fato é tão difícil emagrecer? Se alimentos transgênicos são realmente perigosos para a saúde e o ambiente? Está preocupado com o aumento do número de transtornos de imagem e alimentares que acometem as crianças e os adolescentes? E, afinal, quais alimentos causam câncer?

O spread de chocolate é uma pasta espalhável consumida tradicionalmente em pães e biscoitos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O “spread” de chocolate é uma pasta espalhável consumida tradicionalmente em pães e biscoitos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Pesquisadores da USP e convidados vão falar sobre essas dúvidas e muitas outras durante conversa informal e em linguagem acessível durante o ciclo de palestras A Ciência Alimentando o Brasil. O bate-papo será realizado de 17 a 19 de outubro, sempre às 13 horas, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP.

A entrada é gratuita e aberta à população. O ciclo de palestras é uma parceria das Pró-Reitorias de Pesquisa (PRP) e de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e do Blog Café na Bancada, e faz parte das atividades organizadas pela USP em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP está localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/nº, Cidade Universitária, em São Paulo. Confira a programação completa:

 

Programação do Ciclo de Palestras A Ciência Alimentando o Brasil

Dia: 17/10/2016, às 13 horas

Palestra: E quando o alimento vira doença?

Convidado: Sebastião de Sousa Almeida, professor titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e coordenador do Laboratório de Nutrição e Comportamento.

Tema – Imagem Corporal: Aspectos Psicobiológicos, Nutricionais e Esté- ticos. O ideal de um corpo belo sofreu alterações ao longo do tempo e a exigência de corpos cada vez mais esbeltos como padrão de beleza no mundo ocidental pode trazer um risco potencial à saúde dos indivíduos, resultantes da insatisfação destes com o seu próprio corpo. Essa insatisfação pode ser exacerbada por fatores ambientais. Dentre estes fatores ambientais assume grande importância a disseminação de um padrão de beleza imposto pela mídia. Comportamentos não saudáveis de controle de peso e modelagem da silhueta podem vir acompanhados de alterações de condutas que coloquem em risco a saúde biológica e psicológica, levando a transtornos alimentares. Neste contexto procuraremos discutir os aspectos psicobiológicos, nutricionais e estéticos que podem alterar a avaliação que os indivíduos fazem de sua imagem corporal e, assim, possam predispô-los ao desenvolvimento de transtornos alimentares.

Dia: 18/10/2016, às 13 horas

Palestra: Por que engordamos?

Convidados:

Bruno Chausse – PhD em Bioquímica pelo Instituto de Química (IQ) da USP,pesquisador associado no Laboratório de Sinalização Celular (Labsincel).

Natalia Pasternak Taschner – PhD em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, editora do blog Café na Bancada e coordenadora nacional do Pint of Science Brasil.

Moderador: André Biernath, revista Saúde

Tema – Por que engordamos? Por que não consigo parar de comer? A dieta do jejum, da proteína, da sopa, paleolítica, funciona? Por que deu certo com ela e não funciona comigo? A respostas para estas e outras perguntas serão discutidas na apresentação de Bruno Chausse que contemplará os seguintes temas: “Como o cérebro controla o apetite e peso corpóreo”, “Qual a origem da obesidade”, “Dietas, jejum e outras intervenções para a perda de peso, o que realmente funciona?” etc.
Microbiota intestinal – A culpa é das suas bactérias! E indiretamente, a culpa pode ser da sua mãe! Descubra como essas inocentes habitantes do seu intestino podem influenciar sua luta com a balança, quem fala sobre o assunto é Natalia Pasternak Taschner.

Dia 19/10/2016, às 13 horas

Palestra: Transgênicos e o mito do alimento natural

Convidados:
Marie-Anne Von Sluys – professora titular do Instituto de Biociências (IB) da USP
Flavio Finnardi – professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP
Francisco Aragão – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen)

Moderadora: Ruth Helena Bellinguini
Tema – Os organismos geneticamente modificados (OGMs) sempre foram objeto de controvérsia e discussões permeadas por medo e emoção. Poucas vezes, a sociedade teve a oportunidade de tirar suas dúvidas com grandes especialistas no uso dessa tecnologia, e esclarecer quais as suas vantagens e desvantagens, quais os riscos reais e os imaginários, e como a técnica pode ser melhor aproveitada, com segurança para o consumidor e para a sustentabilidade da agricultura. A palestra reúne três dos melhores especialistas do Brasil que podem esclarecer essas questões.

Dia 20/10/2016, às 13 horas

Palestra: O câncer e nossa alimentação: afinal, o que sabemos sobre alimentos que causam ou previnem o desenvolvimento de tumores?
Convidado:
Wagner Montor – professor adjunto Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Tema – Na palestra, será abordada a natureza molecular dos tumores e de que modo alterações complexas ocorrem em células normais permitindo que estas se tornem tumorais. O papel dos alimentos na carcinogênese será discutido, tanto abordando alimentos que podem provocar câncer quanto alimentos que vêm sendo estudados há bastante tempo devido ao seu potencial papel na quimioprevenção.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.