USP cria Cátedra Luiz de Queiroz e empossa ex-ministro como titular

Engenheiro agrônomo formado pela USP, Roberto Rodrigues foi ministro da Agricultura de 2003 a 2006

11/10/2017 - Publicado há 7 anos
“Pretendo trabalhar em prol de uma economia que sirva à humanidade e alimente as pessoas de forma sustentável”, afirmou Roberto Rodrigues – Foto: Gerhard Waller

No último dia 10, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP realizou a instalação do primeiro titular da Cátedra Luiz de Queiroz, o agrônomo Roberto Rodrigues.

Criada em setembro, a Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades abertas à participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição.

Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados – Foto: Gerhard Waller

“Essa conquista contou com o apoio expressivo do Instituto de Estudos Avançados da USP e tem por finalidade promover reflexões e atividades interdisciplinares, regional e globalmente, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade”, declarou o diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio.

A indicação de Roberto Rodrigues foi aprovada por unanimidade. Engenheiro agrônomo formado pela Esalq em 1965, é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e embaixador especial da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para o Cooperativismo. Foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2003 e 2006 e secretário de Agricultura do governo paulista entre 1993 e 1994. Foi condecorado com a Medalha Luiz de Queiroz da Esalq, em 2004.

Em sua fala no evento, Rodrigues abordou o desafio de colocar o Brasil como campeão mundial da segurança alimentar. “Onde há fome, não há paz. Nesse desafio como titular da cátedra aqui na Esalq pretendo trabalhar em prol de uma economia que sirva à humanidade e alimente as pessoas de forma sustentável.”

A instalação do primeiro titular da Cátedra ocorreu no Salão Nobre do Edifício Central da Esalq, integrando as festividades da 60ª Semana Luiz de Queiroz.

Caio Albuquerque / Divisão de Comunicação da Esalq