USP abre inscrições para aulas de história e cultura do Brasil

Disciplinas são oferecidas pelo Instituto de Estudos Brasileiros para pessoas sem vínculo com a Universidade

03/07/2017 - Publicado há 7 anos

Atualizado em 3 de julho de 2017, às 16h30

Cultura popular, canção brasileira e crônica são alguns dos assuntos das disciplinas oferecidas pelo IEB – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A cada semestre, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP oferece aos alunos de graduação disciplinas optativas nas áreas de artes, literatura, música, história, geografia, economia, antropologia e sociologia. De 3 a 6 de julho, algumas delas estarão abertas para inscrições por pessoas sem vínculo com a Universidade.

Os interessados devem acessar o formulário on-line. Não serão aceitas inscrições presenciais nem fora do prazo. Após o recebimento do formulário e dos documentos solicitados, o IEB encaminhará as informações ao professor responsável pela disciplina, que avaliará o pedido. O resultado do parecer será informado por e-mail na última semana de julho.

Consulte a lista de disciplinas:

Área de História
IEB 0247 – História, Cultura Popular e Folhetos de Cordel no Brasil –  cinco vagas
IEB 0269 – A Formação do Estado Brasileiro: Projetos Políticas e Tensões (1822-1889) –  quatro vagas por turma

Área de História Econômica
IEB 0252 – Indústria, Desenvolvimento Econômico e Projeto Nacional no Brasil – dez vagas por turma

Área de Música
IEB 0259 – Canção Brasileira, Tradições Populares e Mundialização da Cultura – duas vagas  por turma

Área de Literatura
IEB 0263 – Arte da Crônica e do Conto – três vagas

Área de Geografia
IEB 0264 – A Cultura Anti-Urbana das Cidades Brasileiras – cinco vagas

Mais informações podem ser consultadas no site http://www.ieb.usp.br/aluno-especial-disciplinas-de-graduacao.

Pós-graduação

No período de 3 a 5 de julho, o IEB também abre inscrições para alunos especiais da pós-graduação. O edital de seleção deve ser consultado neste link. Os interessados devem preencher o formulário online e enviar os documentos solicitados. Para se candidatar, é preciso ter certificado ou diploma de conclusão de curso de graduação.

Acesse as disciplinas do mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras disponíveis para inscrição:

IEB 5002 – A Música Brasileira no Entre-Guerras
IEB 5014 – Estudos de Urbanização Brasileira
IEB 5016 – Estudos Brasileiros: Projetos e Metodologias
IEB 5020 – O Poema em prosa no Brasil
IEB 5034 – Intérpretes do Brasil: Como Pensar o Brasil Hoje?
IEB 5036 – Histórias Escritas no Avesso
FLH 5270 – A História da Arte como Subgênero da História nos Discursos sobre os Artistas Florentinos dos Séculos XIII ao XV

Mais informações no site http://www.ieb.usp.br/aluno-especial-disciplinas-de-pos-graduacao/