Jogo virtual simula regata de remo na Semana USP de Ciência e Tecnologia

A atividade gratuita simula uma regata de remo; visitantes poderão conferir a atividade, de 19 a 22 de outubro, no Centro de Difusão Internacional da USP

19/10/2016 - Publicado há 7 anos
Jogo-virtual-Remo-Indoor-Concept-Venue-Racing-3-750x314
Praticantes de remo indoor disputam regata virtual – Foto Divulgação/PRCEU

.
O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) oferece, durante a Semana USP de Ciência e Tecnologia, o jogo virtual remo indoor. A atividade gratuita simula uma regata de remo; a ideia é aproximar os interessados da prática da modalidade esportiva, que traz benefícios à saúde. Os visitantes poderão conferir a atividade de 19 a 22 de outubro, no Centro de Difusão Internacional da USP, das 9 às 17 horas. O Centro de Difusão Internacional da USP está localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 222, Cidade Universitária, São Paulo.

Segundo José Carlos Simon Farah, diretor do Cepeusp, a prática é disputada em competições internacionais e ganha a cada vez mais adeptos. “O jogo simula perfeitamente uma regata de remo e ganha novos adeptos a cada dia. Já existem muitos campeonatos da categoria pelo mundo e, da última vez que trouxemos para um evento da Universidade, tivemos mais de 15 mil interessados que praticaram a atividade em nossas instalações.”

Jogo virtual – Remo indoor -Semana USP de Ciência e Tecnologia
Tela do jogo virtual – Foto Divulgação/PRCEU

O jogo consiste em ligar o remo ergômetro (aparelho simulador de remada em um barco) a um notebook que possui um software que projeta uma tela com vários barcos. A competição pode ser disputada por até 20 esportistas. O Cepeusp irá disponibilizar de 6 a 8 aparelhos para os interessados conferirem a modalidade em minirregatas de 200 metros.

Além do jogo virtual, o Centro de Práticas Esportivas também realizará palestras, debates e visitas guiadas para explicar temas como a importância da alimentação na prática da atividade física.

Coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e de Pesquisa (PRP) da USP, a Semana também tem diversas outras atividades que contemplam a produção científica e tecnológica produzida pela Universidade. Para ver a programação completa, acesse o site do evento.

Olimpíada

Nas modalidades aquáticas disputadas nos jogos olímpicos 2016, o Brasil ganhou três medalhas. O canoísta baiano Isaquias Queiroz, em sua primeira participação nos jogos, conquistou a medalha de prata na modalidade C1 1000m, a medalha de bronze na modalidade C-1 200m e a medalha de prata na modalidade C-2 1000m na dupla com Erlon de Souza Silva. O jovem se tornou o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos jogos olímpicos. No remo o Brasil não conquistou medalhas.

O Cepeusp oferece os cursos de remo e canoagem na Raia Olímpica da USP para alunos, funcionários e docentes da Universidade. A comunidade externa também pode praticar as modalidades por meio de um dos cinco clubes que também utilizam as instalações da raia. Para mais informações, confira o site do Centro de Práticas Esportivas.

Elcio Silva/ Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária