Abrace uma carreira: as oportunidades profissionais para um físico

USP possui bacharelado e licenciatura em Física, oferecidos em São Paulo e São Carlos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Prédio do Instituto de Física da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O físico é o profissional que investiga os fenômenos naturais, seus princípios e a relação com o meio. É sua função desenvolver pesquisas, estudos e experimentações que possam, de alguma forma, ajudar no desenvolvimento social e econômico do País.

No Brasil, o físico está presente em instituições de ensino, centros de pesquisa e desenvolvimento, indústria e empresas de inovação. É uma área que vem sendo reconhecida e se tornando cada vez mais necessária no mercado nos últimos anos, e isso tem ajudado o profissional a enxergar possibilidades além da esfera acadêmica (que ainda emprega a maioria dos físicos no País).

O estudante interessado em estudar física na USP tem duas opções: escolher o Instituto de Física (IF), localizado em São Paulo, ou o Instituto de Física de São Carlos (IFSC). As duas unidades oferecem bacharelado e licenciatura em física. Quem pretende ser professor no ensino fundamental ou médio, precisa fazer licenciatura. As formas de ingresso são via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), organizado pelo Ministério da Educação, ou vestibular com provas aplicadas pela Fuvest.

No dia 27 de julho, o programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, falou sobre as possibilidades profissionais de quem faz o curso de física. Entre os entrevistados, estão o professor Mikyia Muramatsu, do Instituto de Física (IF) da USP; o graduando Christian Lang Ostermayer; Wilson de Souza, professor da escola estadual Caetano de Campos; Roberta Heignes Peres, coordenadora pedagógica da escola estadual Professor Jorge;  Adriana e Guilherme Mazzini, professores da escola estadual Neusa de Oliveira Previde; e as alunas Gabriela Martina, de 15 anos, e Taynara Botelho, de 14 anos.

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 01

Clique aqui para fazer o download

Bloco 02

Clique aqui para fazer o download

Bloco 03

Clique aqui para fazer o download

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos. O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados