TEDxUSP está com pré-inscrição aberta

No dia 7 de outubro, evento terá sete palestras de até 18 minutos sobre “ideias que merecem ser espalhadas” por convidados renomados em suas áreas

 04/10/2016 - Publicado há 7 anos

As pré-inscrições para o TEDxUSP estão abertas até o dia 7 de outubro, data do evento. As palestras serão das 17 às 21 horas, no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP, e as inscrições permanecerão abertas até atingir 2 mil inscritos pelo site do evento. O auditório tem 700 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada de quem fez a inscrição prévia.

“Ideias que merecem ser espalhadas.” Este é o lema da série de conferências TED, que surgiu na Califórnia e se espalhou por todo o mundo na forma de conferências independentes, batizadas de TEDx. A USP passa a fazer parte desse mapa de palestras e recebe convidados de várias áreas unidos por um tema em comum: inovação.

A escolha dos participantes contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, onde trabalha o organizador do evento, Paulo Almeida. Seguindo o formato tradicional do TED, as palestras terão 18 minutos de duração, sem espaço para participação do público. Os convidados falarão em sequência. O TEDxUSP será transmitido ao vivo e poderá ser acessado posteriormente na plataforma do TEDx na internet.

O TEDx é uma iniciativa que começou com um evento sobre tecnologia, entretenimento e design e posteriormente se tornou um evento anual na Califórnia, com o nome de conferências TED para disseminar ideias inovadoras. Ela se espalhou na forma de conferências independentes e ganhou o nome TEDx.

Confira os palestrantes do evento:

Renato de Castro

20161003_Ted_RenatodeCastroRenato de Castro é vice-presidente do banco de investimentos americano Crefinc, responsável pela prospecção e análise de investimentos em Smart Cities. Ele é membro do conselho consultivo global da ONG Leading Cities, localizada em Boston, e membro do conselho consultivo da Startup Indiana Architect Corner, com sede em Hyderabad. Desde 2015 Castro tem atuado como conselheiro internacional da Organização Mundial de Governos Eletrônicos de Seul, Coreia do Sul. É fundador, membro do conselho e consultor sênior da Baumann Consultancy Network para projetos de Cidades Inteligentes e Estratégias de Internacionalização. Castro também é palestrante internacional, com mais de 30 palestras confirmadas em 20 países somente para 2016.

Rodrigo Batista

20161003_Ted_RodrigoBatistaRodrigo Batista é um profissional com 18 anos de experiência no mercado financeiro brasileiro. Começou a carreira programando o home broker de ações da corretora Socopa, em 1998, e desde então trabalhou na área de tecnologia de diversas instituições financeiras, como Itaú BBA e Morgan Stanley. Trabalhou também nas mesas de operação de ações do Morgan Stanley no Brasil e em Nova York e na mesa de operações do Santander. Em 2011 conheceu a tecnologia do Bitcoin e começou a se aprofundar no assunto em 2012. Em 2013, junto ao sócio Gustavo Chamati, comprou 100% do site Mercado Bitcoin, que foi fundado em 2011 e é hoje a maior empresa de moedas digitais da América Latina. Batista é formado em Processamento de Dados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e em Administração de Empresas pela USP, e é pós-graduado em Engenharia Financeira pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Luis Roberto Di Ivrea

20161003_Ted_LuisRobertoLuís Roberto di San Martino-Lorenzato é advogado, empresário e diretor-presidente da Vinícola Marchese de Ivrea. Na vitivinicultura, foi inovador com projeto da agroindústria em Ituverava, onde iniciou o cultivo de uvas Sangiovese e Moscato Giallo, clones trazidos da Itália, país em que a família tem antiga tradição. Com produção de 20 mil garrafas por ano, o empreendimento é uma opção de negócios e coloca a região de Ribeirão Preto na rota do enoturismo. Lorenzato também é um dos idealizadores da vinda ao Brasil da Fórmula Indy, que introduziu o etanol brasileiro em todos os carros e etapas do Campeonato Mundial e também da Fórmula 1 Náutica. É ainda conselheiro do Comitê de Relações Exteriores da OAB/SP, integrante do Comitê Brasil-Itália da Fiesp e cônsul honorário do Reino do Lesoto no Estado de São Paulo.

Helena Margarido

20161003_Ted_HelenaMargaridoAdvogada especialista em mercados de tecnologia e nova economia, nas áreas de Fintech e Operações Legais Estruturadas. Professora em MBAs e especializações e palestrante em congressos no Brasil e no exterior. Sócia do escritório SuM Law e cofundadora do Instituto Bitcoin Brasil.

Danilo Terra

20161003_Ted_DaniloTerraNascido em 1979 na cidade de São Paulo, formou­-se em 2003 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. Desde a universidade colaborou com diversos escritórios de arquitetura e urbanismo em São Paulo e na Cidade do México. Em 2006 fundou com Pedro Tuma o Terra e Tuma Arquitetos Associados, contando hoje também com Fernanda Sakano. Como consequência das reflexões, processos e obras concluídas pelo escritório, ocorrem convites para palestras em todo Brasil e América do Sul, assim como premiações nacionais e internacionais em concursos e prêmios de arquitetura. Entre eles destacam-se: indicado ao Début da Trienal de Lisboa, representação brasileira na 15a Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza­, Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake, Akzonobel 2016, indicado ao Mies Crown Hall Americas Prize, do­ Instituto de Tecnologia de Illinois Chicago, X Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo e Archdaily BUILDING OF THE YEAR 2016.

Camila Achutti

20161003_Ted_CamilaAchuttiSócia-fundadora da Ponte21, uma consultoria de inovação e tecnologia que promove a conexão da tecnologia com as pessoas. É influenciadora digital na Fiap e lidera projetos como a Semana da Mulher na Tecnologia e a Maratona de Aplicativos. É uma das líderes do movimento por igualdade de gêneros no mercado de Tecnologia da Informação. Seu blog, Mulheres na Computação, se tornou a maior referência em português que aborda a segregação de gênero na tecnologia. Ajudou a trazer para o Brasil o Technovation Challenge Brasil, desafio de empreendedorismo e tecnologia só para meninas, do qual hoje é embaixadora. Formada em Ciência da Computação pela USP e também mestranda pela mesma instituição, estagiou no Google na Califórnia e trabalhou para a Iridescent Learning, ONG americana de educação a distância do Movimento Maker. Decidiu voltar ao Brasil e empreender para fazer o que ama: mostrar o poder de transformação da tecnologia e do empreendedorismo.

Paulo Matias

20161003_Ted_PauloMatiasPaulo Matias é doutor em Física Computacional pelo Instituto de Física (IF) da USP em São Carlos. Entusiasta e frequente colaborador da comunidade de software livre e de segurança da informação, liderou a equipe que venceu a categoria de Engenharia e Ciências Exatas da edição de 2013 da Olimpíada USP do Conhecimento, desenvolvendo um dos primeiros protótipos funcionais de uma carteira de Bitcoin em hardware, dispositivo eletrônico que permite a realização de transações financeiras com nível de segurança muito superior ao dos tokens disponibilizados a correntistas de bancos convencionais.

 

 

 

 

Onde: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, Travessa 4, Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo – SP.
Quando: 7 de outubro, das 17 às 21 horas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.