Seminário mostra como projetos de cultura e extensão podem receber apoio

Núcleos de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão da USP estimulam professores e alunos a produzirem projetos sobre o tema

 04/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/11/2016 as 9:13
Virada científica na USP - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Virada científica na USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
No dia 17 de novembro, das 9 às 13 horas, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP realiza o Seminário dos Núcleos de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão (NACEs). O intuito do encontro é divulgar essa oportunidade de apoio a projetos de cultura e extensão para os professores e estudantes da USP.

Os NACEs, existentes desde 1991, são órgãos de integração da USP que têm como objetivo reunir docentes e especialistas, de quaisquer áreas da Universidade, em torno de programas culturais e de extensão. Atualmente, são 16 projetos de apoio que permitem que as atividades nessa área ganhem mais status e autonomia, inclusive na questão da captação de recursos.

Para o coordenador dos NACEs, professor Marcelo Gameiro Munhoz, os núcleos geram autonomia e facilitam a realização de projetos de cultura e extensão universitária. “Os núcleos permitem a criação de uma autonomia e uma identidade que tendem a facilitar o desenvolvimento de propostas e atividades de cultura e extensão, principalmente aquelas que envolvem integrantes de diferentes unidades da USP”, explica.

No seminário, além da divulgação e apresentação geral dos NACEs, duas práticas desenvolvidas dentro dos núcelos serão mostradas: o Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicações Aplicadas à Educação – Escola do Futuro e o Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba.

Munhoz explica que o objetivo do encontro é difundir essa ferramenta na Universidade. “O objetivo é justamente difundir à toda comunidade da USP esta importante ferramenta para as atividades de Cultura e Extensão da Universidade, discutindo sua natureza, mecanismos de implementação e gerenciamento, assim como mostrar um pouco da riqueza de atividades produzidas por alguns Núcleos da USP”, completa.

Os docentes de qualquer Unidade da USP podem inscrever seus projetos de núcleo por meior do sistema Apolo e os alunos podem participar dos núcleos já existentes.

O Seminário NACEs será realizado no auditório da Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, na Av. Prof. Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo. Os interessados devem enviar e-mail para proacad@usp.br

Teresa Espallargas / Comunicação Institucional PRCEU

Mais informações: site goo.gl/agRt3Z


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.