Semana tem eventos on-line e gratuitos com especialistas da USP

De 7 a 11 de dezembro, vários temas serão abordados em transmissões on-line que podem ser acompanhadas pela internet

 05/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 10:10
Foto: Freepik

.

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados nesta semana de 7 a 11 de dezembro. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

Dia 7 de dezembro – segunda-feira

UrbanSus – Morar nas Ruas de São Paulo Durante a Pandemia de Covid-19: Vivências, Intervenções, Pesquisas

Às 14 horas, o simpósio realizado pelo Global Center of Spatial Methods for Urban Sustainability, de Berlim, em colaboração com o Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA), realiza a terceira sessão sobre o tema da moradia durante a pandemia de covid-19. O objetivo é apresentar os resultados de trabalhos de campo com a população em situação de rua no centro de São Paulo. A transmissão será pela página do IEA, neste link.

Celso Furtado: entre a Cultura e a Política

Às 14 horas, o ciclo de palestras IEBinário, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), apresenta um debate sobre o economista Celso Furtado. Durante a apresentação é possível interagir em tempo real com os convidados, fazer perguntas ou se manifestar da forma que preferir sobre cada assunto. O evento terá transmissão pelo canal do Facebook do IEB: www.facebook.com/ieb.usp


Dia 8 de dezembro – terça-feira

Minicongresso Motivação e Emoção 2020

às 14 horas, o Instituto de Psicologia (IP) da USP apresenta os trabalhos de conclusão de curso de estudantes em que os alunos analisaram o comportamento humano usando conceitos de motivação e emoção, com o objetivo de aplicar a perspectiva psicoetológica e experimental ao estudo de processos afetivos. As apresentações podem ser acompanhadas neste link.

Memória, Vírus, Revolta no Chile

Com início às 15 horas, o evento com transmissão neste link vai debater o processo de contestação social e de mobilizações no Chile com a apresentação de Andrea Roca, da Universidade Alberto Hurtado, no Chile. A organização é do Grupo de Estudos Neoliberalismo, Subjetivação e Resistências do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Rede Interdisciplinar de Pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, além da Université Paris-Nanterre.


Dia 9 de dezembro – quarta-feira

Aspectos Sociais da Implantação de 5G no Brasil

A partir das 10 horas, o evento com transmissão on-line pretende oferecer à sociedade brasileira subsídios para a implementação da tecnologia 5G no Brasil com o debate sobre o impacto na sociedade e o cenário de atraso na implantação das tecnologias 5G no Brasil.
O evento é promovido pela Escola Politécnica, o Instituto de Estudos Avançados e o Instituto de Relações Internacionais da USP. Confira a transmissão neste link.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Desafios para o Planejamento e a Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista

Às 14 horas, o evento on-line do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados (IEA), promove um debate para o lançamento do livro de pesquisas consolidadas no âmbito do Projeto Temático FAPESP que aborda a importância da aproximação entre ciência e política para a tomada de decisão com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para receber o link de transmissão é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line.

Experiências e Pesquisas Brasileiras na Antártida

Às 15 horas, o Grupo Nostradamos do Laboratório de Pedologia da Faculdade de Filosofia, letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP apresenta o webinário com os relatos de experiências e pesquisas realizadas na Antártida por dois cientistas brasileiros. No primeiro relato, Rubens Junqueira Villela fala dos Aspectos Geográficos da Antártida: Relatos do Primeiro Explorador Brasileiro no Polo Sul. Depois, Franco Nadal Junqueira Villela aborda o Criosfera 1: Módulo de Pesquisa Brasileira no Interior da Antártida. A transmissão será pelo YouTube neste link.

XVI Jornada de Ergonomia

Às 16 horas, o evento com o tema “O papel das normas na ação ergonômica – experiências vivenciadas e perspectivas para o futuro” organizado pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) terá transmissão on-line pelo canal do Youtube, neste link. As inscrições podem ser feitas pelo formulário na internet.

ECA Debate: Os sentidos do habitar

Neste evento, a partir das 17 horas, especialistas falam sobre as transformações pelas quais as nossas casas passaram durante a pandemia de covid-19. O debate vai tratar como o “habitar” ganhou novos sentidos e os lares se tornaram locais de trabalho, estudo, lazer, ginástica e tantas outras atividades cotidianas. O evento integra a série ECA Debate e terá transmissão ao vivo no Canal da ECA no Youtube, neste link.

Inovação com propósito

Com início às 19 horas, o webinar pretende colocar em debate os novos paradigmas de inovação nesse momento de transformação. O evento é organizado pelo Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica e abordará pesquisa e desenvolvimento para os setores privado e público em Inovação e Sustentabilidade. Para receber o link de transmissão, é necessário fazer a inscrição neste link.


Dia 10 de dezembro – quinta-feira

II Seminário Economia Circular e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva

Com início às 9 horas, o evento que é realizado em parceria com a Escola Politécnica (Poli) vai tratar de oportunidades, mercados, investimentos, impacto sócio ambiental, tecnologias transformadoras e modelos sustentáveis com o objetivo de fazer a transição de uma economia linear para um modelo circular de negócios. Para acompanhar, basta realizar a inscrições on-line neste link.

Lançamento do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP

Com início às 9 horas, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza um evento on-line em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) para lançamento do Observatório de Políticas Públicas que irá sistematizar dados da Prefeitura e do órgão de controle para produzir indicadores sobre políticas públicas na cidade de São Paulo, em áreas como Educação, Saúde e Urbanismo. Confira os links de transmissão na programação do evento.

III Videojornada da Operação Primatas: Micos-Leões – Quanto Avançamos e o que Falta para Salvá-los da Extinção?

Às 14 horas, o Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove um debate sobre a Operação Primatas, iniciativa interinstitucional que se propõe a catalizar a implementação dos Planos de Ação Nacionais para a conservação das espécies ameaçadas. O evento é realizado numa parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (ICMBio/CPB) e a Operação Primatas (ICMBio/MMA). A transmissão pode ser acompanhada neste link.


Dia 11 de dezembro – sexta-feira

Cerimônia virtual de posse dos novos diretores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Com transmissão a partir das 10 horas, o canal da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) apresenta a posse dos professores Paulo Martins e Ana Paula Torres Megiani, nas funções de diretor e vice-diretora. Acompanhe neste link.

Sertões da África – Angola e Moçambique da Costa à Contracosta

A partir das 15h30, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) apresenta o evento on-line com participação de pesquisadores da Universidade de Lisboa para debater o território de Angola e Moçambique no contexto da região interior da África. Confira a transmissão neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.