Semana tem eventos on-line com especialistas da USP

De 28 de setembro a 2 de outubro, webinars, lives, seminários e outros encontros estarão disponíveis gratuitamente pela internet

 25/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 29/09/2020 as 10:36
Foto: Freepik

.
Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados nesta semana de 28 de setembro a 2 de outubro. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

28 de setembro – segunda-feira

Direito à Cidade/Direito à Vida: a Periferia

Organizado pelo Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, evento on-line vai abordar as periferias urbanas como locais a partir do qual a vida e os espaços urbanos são discutidos e que incluem desde as promessas de um novo modo de fazer e pensar as práticas políticas, de fazer e pensar as dimensões solidárias, de fazer e pensar identidades e sujeitos até as práticas policiais de genocídio e violência. Participam Cibele Rizek, do IEA; Emanuelle Góes, do Odara Instituto da Mulher Negra; Helena Silvestre, do Movimento Popular; e Jorge Luiz Barbosa, do IEA. A transmissão pode ser acompanhada neste link.

A produção agrícola no Brasil é diversificada? 

Das 11 às 12h30, o Núcleo de Economia Regional e Urbana da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP promoverá uma palestra com José Luiz Parré, professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para falar sobre a produção agrícola no Brasil. O Evento terá transmissão pela plataforma Zoom, neste link.

Semana Roseana Corpo de Baile do IEB

A partir das 15 horas, tem início a Semana Roseana do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, com transmissão ao vivo pela internet. Na abertura, Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos, Diana Vidal e Rosa Haruco Tane Participam da mesa redonda A Narração, Canção e Poesia como elementos de transformação em Corpo de Baile. Os eventos da semana serão transmitidos todos os dias, das 15 às 20 horas, com transmissão pelo Canal do YouTube Oficina de Leitura Guimarães Rosa IEB-USP; e os Iebnários, pela página do Facebook do IEB. Confira a programação completa aqui.

A arquitetura do “ordinário”

Como parte do projeto FAU EM PROSA virtual, às 17 horas, Guilherme Wisnik, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, receberá para uma conversa Enrique Walker, arquiteto argentino e professor na Columbia University GSAPP, de Nova York. A transmissão será pelo canal da FAU no Youtube, neste link.

Puericultura Tradicional e Puericultura por Telemedicina: é possível coexistirem?

Às 19 horas, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) vai transmitir ao vivo a Aula Magna da Liga Acadêmica de Pediatria (LIAP) com o debate sobre a viabilidade da telemedicina na pediatria, tendo em vista a dificuldade de avaliar a evolução do crescimento e das funções neurológicas sem examinar o paciente, particularmente no primeiro semestre de vida. A palestrante será a Ana Maria de Ulhôa Escobar, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), de onde atualmente é professora associada e coordenadora da disciplina de Pediatria Preventiva e Social, além de ser consultora do programa Bem-Estar da TV Globo. E evento será transmitido pela plataforma do YouTube e conta com certificado de participação. Para receber o link, é preciso se inscrever até o dia do evento neste link.


29 de setembro – terça-feira

O uso de escaneamento laser em 3d para documentação de patrimônio. Estudos de caso: FAUUSP e o Museu Paulista

Organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, o evento vai tratar do escaneamento laser em 3d para documentação de patrimônio com a arquiteta Renata Campiotto, pesquisadora que analisa os procedimentos de documentação, levantamento e diagnóstico do patrimônio edificado, tomando por objeto de estudos o Museu Paulista. O evento pode ser acompanhado neste link.

Another crossroads? Management education role in reshaping a post-crisis world

Às 10 horas, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão promovem o debate sobre a educação para gestão responsável pode ajudar no contexto pós-crise da covid-19. Os conferencistas vão abordar o papel das escolas de negócios dentro do contexto da Agenda 2030, que deve passar por um grande abalo em um futuro próximo em virtude dos reflexos da pandemia de covid-19 e cujo prazo para ser cumprida se esgota em apenas dez anos. Participam Danica Purg, do IEDC-Bled School of Management; Lara Liboni, da FEARP USP; Nikodemus Solitander, da Hanken School of Economics; e Ivan Jovetic, da UDG-Faculty for International Economy, Finance and Business. Faça a inscrição aqui e companhe a transmissão neste link.

Poesia Rimada Popular Brasileira: Conversa com Antônio Nóbrega

A partir das 14h30, o evento on-line promovido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP vai mostrar a rica gama de modelos de estrofes e rimas criados por poetas populares, especialmente o da região sertaneja do nordeste brasileiro com o palestrante Antônio Nóbrega, do Instituto Brincante e pesquisador desse gênero literário popular brasileiro. Também participam Marcela de Queiroz Bertelli, da Lira Cultura, e Raquel Martins de Assis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A transmissão poderá ser acompanhada neste link.

11º Faísca NeuroMat

A partir das 18 horas, em evento on-line, a fisioterapeuta Raquel de Paula Carvalho, pesquisadora associada do NeuroMat, vai falar sobre desenvolvimento infantil e como os movimentos que as crianças de até um ano de idade realizam podem tanto não significar nada, como ser um sinal precoce de que há algum problema neurológico, que só seria verificado mais tarde. Apresentado pelo físico Fernando da Paixão, o Faísca NeuroMat é uma iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), tem o apoio da FAPESP e da USP e vai ao ar quinzenalmente. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal do Neuromat no YouTube, neste link.

Aula do curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial – Expansão tecidual em cirurgia plástica

Às 19 horas, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, com apoio da Smile Train, promove uma do Curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial, na modalidade a distância, com transmissão on-line. O objetivo do curso é permitir a todos os interessados uma atualização dos principais temas da cirurgia craniofacial com expoentes internacionais. Neste dia, a aula será ministrada por Alexander Margulis, responsável pela Unidade de Cirurgia Plástica Pediátrica e Craniofacial do Hadassah Medical Center, em Jerusalém, Israel. Os interessados podem assistir a aula e preencher a presença on-line, para receber certificado de participação. A transmissão será neste link.


30 de setembro – quarta-feira

A produção escrita de Giancarlo De Carlo na revista Spazio e Società e a proximidade com o pensamento de Henri Lefebvre

A partir das 9 horas, a série FAU ENCONTROS virtual terá como convidados Isabella Daidone, arquiteta e doutora na Università di Palermo; Hugo Segawa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP; e Carlos Roberto Monteiro de Andrade, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos. O evento pode ser acompanhado neste link.

XII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

Às 9h30, o canal da Faculdade de Saúde Pública no YouTube transmite neste link mais uma edição do Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública que irá discutir a questão da interação dos morcegos com o meio ambiente e as formas de controle e prevenção de doenças transmitidas por esse animal. A primeira palestra irá tratar do controle da raiva e dificuldades encontradas com João José Ferrari, médico veterinário da Diretoria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Jacareí, e a segunda terá o tema Biologia e ecologia de morcegos hematófagos e a importância dos javalis na sua dieta com Wilson Uieda, do Departamento de Zoologia da UNESP Botucatu.

A língua portuguesa em Macau em tempos de plurilinguismo

A partir das 10 horas, o Projeto de Extensão Ciclo Internacional de Diálogos: Cultura e Identidade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) apresenta um evento on-line com participação de Roberval Teixeira e Silva, da Universidade de Macau e da cadeira de Políticas Linguísticas para o Multilinguismo da Unesco. Para participar e receber o link de transmissão, é preciso fazer inscrição neste link.

Planos e projetos para o Centro Histórico de Salvador

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, promove às 11h15 mais um evento on-line da série FAU Encontros, com a convidada Márcia Sant’Anna, arquiteta e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A transmissão será pelo canal da FAU no Youtube, neste link.

Parceria ICB USP e IBCCF UFRJ: Alianças no passado e encontros de futuro

A partir das 14 horas, um evento on-line vai celebrar a cooperação acadêmica entre o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As entidades atuam em áreas de mútuo interesse e vão destacar projetos de pesquisa envolvendo o intercâmbio de docentes, equipe técnico-administrativa e estudantes, assim como a organização de cursos, disciplinas e eventos científicos e culturais. O evento contará com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan, além dos professores Denise P. de Carvalho, Bruno L. Diaz, Luiz Carlos de Souza Ferreira, Marcello A. Barcinski e Erney F. P. de Carvalho. Para acompanhar, basta acessar a página do IBCCF no Youtube, neste link.

RCGI in Review – 5 years of gas innovation

Das 15 às 18 horas, evento on-line que também acontece no dia 1 de outubro, vai fazer um balanço das principais conquistas do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Shell que desenvolve estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogénio, gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2. Durante o evento, as apresentações vão destacar os avanços de projetos de pesquisa. Depois, será feita uma discussão sobre as dificuldades enfrentadas e os desafios futuros. O evento será em inglês, transmitido pelo Youtube neste link, com interação por chat. Veja aqui a programação.

As mulheres brasileiras na diplomacia

Com transmissão a partir das 16h30, o Laboratório de Análise Internacional Bertha Lutz do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP vai tratar num evento on-line do tema das mulheres brasileiras na diplomacia. Primeiro, haverá uma mostra cinematográfica ao vivo do documentário “As Mulheres Brasileiras na Diplomacia” e, depois, às 17h30, um seminário especial com as convidadas Irene Vida Gala, embaixadora e integrante do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e Mariana Bierrenbach Benevides, primeira secretária, também do MRE. O evento pode ser acompanhado pela plataforma Zoom, neste link.

A pandemia tem rosto de mulher

Às 17h, acontece mais um encontro da série ECA Debate e nesta edição a professora Claudia Lago, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP conversa com as lideranças feministas Ednéia Gonçalves e Schuma Schumaher. O objetivo da série ECA Debate é promover conversas sobre temáticas determinantes para as relações e percepções do atual momento, bem como sobre as profundas reverberações da covid-19 em nosso cotidiano. Os encontros são semanais e acontecerão até dezembro, sempre às quartas-feiras. O evento pode ser conferido no canal da ECA no Youtube, neste link.

Barreiras e desafios para o acesso ao aborto previsto em lei no Brasil

Webinar que tem início às 17 horas, fará uma retrospectiva dos 80 anos da história do aborto previsto em lei no Brasil e celebra o movimento do Dia de Ação Global pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, comemorado mundialmente no dia 28 de setembro. Trata-se de um evento afirmativo em defesa dos Direitos Reprodutivos e dos Direitos Sexuais de mulheres de todas as classes sociais, idades, raça, cor e religiões do País. O evento é realizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP em parceria com a Rede Médica pelo Direito de Decidir (Global Doctors for Choice – Brasil). A transmissão será pelo canal da FSP no YouTube, neste link.

ECA Debate – A pandemia tem rosto de mulher

Às 17 horas, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP vai transmitir um live para debater o lugar dos cuidados, da infância e da violência na vida das mulheres brasileiras no contexto da pandemia do novo coronavírus. O evento terá a participação da professora Cláudia Lago, da ECA, além das lideranças feministas Schuma Schumaher, pedagoga e coordenadora executiva da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), e Edneia Gonçalves, socióloga e diretora executiva adjunta da Ação Educativa, organização de direitos humanos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude. A série ECA Debate burca refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade, que extrapolam a saúde, e atingem as relações sociais, a cultura, as artes, a economia e a política. A transmissão será o Canal da ECA no Youtube, neste link.

Medicina baseada em evidência: a aplicação do conhecimento científico à prática clínica

A partir das 19 horas, a Liga de Clínica Médica e Semiologia do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) promove sua Aula Magna com o tema da prática clínica baseada em evidências. O palestrante convidado é o professor doutor Itamar de Souza Santos, professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Para se inscrever no evento é necessário acessar o formulário on-line, neste link.


1 de outubro – quinta-feira

História e Natureza: I Encontro Argentina-Brasil sobre estudos do século XVIII

A partir das 9 horas, tem início uma série de encontros on-line que ocorrem nos dias 1 , 8 , 15 , 22 , 29 de outubro com pesquisadores do Brasil e da Argentina que abordam o tema História e Natureza e os estudos na área de filosofia moderna realizadas nos dois países. O evento é promovido pelo Departamento de Filosofia da USP, pela Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII, além da Asociación Argentina de Estudios del Siglo XVIII, Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) e Siglo Dieciocho (AAES18). Para participar e receber o link da transmissão que será realizada pelo Google Meet, basta fazer inscrição neste link.

A Divulgação Científica sob a Luz da Sociologia da Ciência: o Jogo Social no Laboratório CERN

Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, um evento on-line a partir das 11 horas vai debater a divulgação científica como importante meio de diálogo com a sociedade em tempos obscuros para a política científica nacional e que se mostra uma forma de cientistas se aproximarem de um público ainda pouco afeito ao conhecimento científico. A palestrante será Graciella Watanabe da Universidade Federal do ABC (UFABC), com moderação de Gildo Magalhães dos Santos Filho, do IEA. A transmissão será pela página do IEA neste link.

8º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa

Com abertura às 13h45, o 8º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa será no formato on-line e abordará temas como acesso pós-estudo aos melhores métodos terapêuticos, diagnósticos ou profiláticos, criação de bancos de dentes humanos, especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS (Resolução CNS 580/2018), pesquisas on-line e elaboração dos termos de consentimento ou assentimento livre e esclarecido virtuais (TCLE/TALE), acreditação dos CEPs, além de momentos para perguntas dos participantes. Promovido pelos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEPs) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho). As atividades acontecem no dia 1 e 2 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site do HRAC até o dia 30 de setembro, neste link.

ONHEMONGU`E. Arte entre Aldeia, Periferia e Museu

Às 16 horas, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP transmite a Quinta Ameríndia, uma conversa entre o artista visual urbano Xadalu Tupã Jekupé, e André Venzon, curador e diretor do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Acompanhe pelo canal da FAU no Youtube, neste link.


2 de outubro – sexta-feira

O que é um olhar? – considerações a partir da filosofia e da psicanálise

Com inscrições abertas até às 18 horas do dia 30 de setembro (neste link), o curso de difusão do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vai oferecer uma introdução à problemática do olhar, a partir da fenomenologia e da psicanálise. O evento ocorrerá todas às sextas, de 2 a 30 de outubro, das 10 às 12 horas, com apresentação de Paula Cristina Galhardo Cepi e coordenação de Vladimir Pinheiro Safatle, ambos da FFLCH.

Formados na FMUSP: ingresso na Residência e inserção no mercado de trabalho

A partir das 11 horas, a Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina (FM) da USP promove mais um evento do 2o. Ciclo de Palestras On-line com participação de Mário Scheffer, professor do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, e do grupo da pesquisa do Estudo Longitudinal de Médicos Formados na FMUSP. Para acompanhar a transmissão, é preciso acessar o link bluejeans.com/140619740. No primeiro acesso, a plataforma bluejeans instala um plugin para acesso e cria na área de trabalho um atalho.

II Vídeojornada da Operação Primatas: Desafios para a Conservação de Primatas Amazônicos

Com transmissão a partir das 14 horas, o evento on-line do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (ICMBio/CPB) e com a Operação Primatas (ICMBio MMA) vai tratar da iniciativa interinstitucional que se propõe a catalizar a implementação dos Planos de Ação Nacionais para a conservação das espécies ameaçadas, coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiverside (ICMBio). O evento terá transmissão pela página do IEA neste link.

Pandemia e Crise do Capitalismo

Às 17 horas, o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vai promover mais um seminário do ciclo Pandemia e a Crise do Capitalismo. O debate será realizado entre Faride Zerán, professora da Universidade do Chile e prêmio nacional de jornalismo, e Pedro Loureiro, professor de estudos latino-americanos na Universidade de Cambridge. A mediação será de Ruy Braga, professor de Sociologia da USP e vice-coordenador do Cenedic. A transmissão pode ser acompanhada neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.