Semana tem eventos gratuitos e on-line com especialistas da USP

De 31 de agosto a 4 de setembro, transmissões de eventos com especialistas da USP podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet

 30/08/2020 - Publicado há 4 anos

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados nesta semana de 31 de agosto a 4 de setembro. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

Dia 31 de agosto – segunda-feira

Sustentabilidade na cadeia e produção de alimentos: a experiência do Nutricionista

Às 19 horas, uma live vai mostrar a experiência do profissional de nutrição na cadeia e produção de alimentos, evento que acontece em comemoração ao Dia do Nutricionista e promovido pelo o Sustentarea, Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável. Ele faz parte de uma série de lives no Instagram durante a semana, que apresenta convidados para discutir a temática da sustentabilidade nas diversas áreas de atuação deste profissional. Participam do debate Suellen Matinelli, nutricionista da Universidade Federal de Santa Catarina, e Aline Carvalho, do Sustentarea. Acompanhe o evento pelo instagram @sustentarea neste link.

 


Dia 1 de setembro – terça-feira

Para além da torre de marfim: difusão científica e legitimidade universitária

Evento on-line, com transmissão às 14 horas neste link, vai debater a percepção da ciência e da academia pela sociedade e como a universidade tem sua legitimidade contestada nesse contexto. Também, a tarefa dessa instituição de romper com a rigidez acadêmica e comunicar-se com diferentes públicos sem perder sua essência. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA-RP) e pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). É necessário fazer inscrição neste formulário.

Alimentos ultraprocessados e as pandemias de doenças crônicas e da covid-19 no Brasil

Às 15 horas, um webinar vai colocar em debate diversas evidências científicas que mostram o potencial nocivo dos alimentos ultraprocessados. O evento é promovido numa parceria entre o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Participam do debate Carlos Monteiro e Maria Laura Louzada, professores do Nupens, e Maria Edna de Melo, chefe da Liga de Obesidade Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina. A mediação é de Ana Paula Bortoletto, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável do Idec .O webinar será transmitido pelo canal do Idec no Youtube neste link.

Jornada Universitária da Saúde: a graduação e a extensão universitária na formação interdisciplinar em saúde

Às 17 horas, webinar da Faculdade de Saúde Pública (FSP) vai discutir o campo de formação e a prática em saúde, tendo como pano de fundo as experiências vividas por estudantes e docentes envolvidos no projeto de extensão universitária chamado Jornada Universitária da Saúde. Os participantes vão mostrar como a Jornada tem contribuído com uma formação humanitária e visão multiprofissional, além de possibilitar um olhar ampliado da realidade e da prática profissional. A transmissão será pelo canal da FSP no YouTube, neste link.

Sustentabilidade na saúde coletiva: a experiência do Nutricionista

Às 19 horas, outra live em comemoração à semana do nutricionista, promovida pelo o Sustentarea, Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável, terá como participantes Samantha Andre, do CRNutri, e Monica Rocha, do Sustentarea.Acompanhe o evento pelo instagram @sustentarea neste link.


Dia 2 de setembro – quarta-feira

Covid-19 na Região Metropolitana de São Paulo

O Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo – ObservaSaúde.SP – ligado à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, promove um painel on- line com a participação de gestores, especialistas e pesquisadores para debater a evolução epidemiológica da covid-19 e debater as experiências de intervenção dos gestores, tendo em vista as desigualdades e os desafios regionais no enfrentamento da pandemia. O encontro começa às 10 horas com transmissão pelo canal do YouTube da FSP neste link.

A Ciência e o Ensino Superior em risco: as consequências do PL 529/2020

Evento on-line às 19 horas debate o projeto de lei, enviado recentemente pelo governo paulista à Assembleia Legislativa, que trouxe sérias preocupações às comunidades acadêmica e científica paulista, com o recolhimento, ao final de cada ano, do superávit financeiro de autarquias e fundações, incluindo as universidades estaduais e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp). Participam Luiz Eugênio Mello, da Fapesp; Mozart Neves Ramos, do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto; e Oswaldo Baffa Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). A transmissão será neste link e para participar é necessário fazer inscrição aqui.

Nutrição esportiva e sustentabilidade: vegetarianismo e esporte

Às 19 horas, mais uma live em comemoração à semana do nutricionista, promovida pelo o Sustentarea, Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável, terá como participantes as nutricionistas Marcela Rossini e Mirelly Amorim, do Sustentarea. Acompanhe o evento pelo instagram @sustentarea neste link.

Vamos Falar sobre Afasia: Perspectivas Atuais

Às 19h, com transmissão pelo YouTube neste link, será realizada a Aula Magna da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), evento promovido pela Liga Acadêmica de Saúde em Afasia (Lasa). A proposta do evento é abordar os aspectos atuais e ampliar o conhecimento sobre a afasia, condição que se manifesta numa pessoa quando ocorrem alterações na fala e na compreensão devido às lesões nas áreas do cérebro que são responsáveis pela linguagem. Participam do encontro Adriano Yacubian Fernandes, professor de Neurologia da FOB; Roxele Ribeiro Lima, professora e fonoaudióloga do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus; e Magali de Lourdes Caldana, professora do Curso de Fonoaudiologia da FOB. O evento é aberto à fonoaudiólogos e outros profissionais da área da saúde com emissão de certificado. Para se inscrever basta seguir a página no Instagram @lasa.usp, marcar um amigo no comentário, compartilhar no storie e se inscrever neste link.

Saúde mental na pandemia e os atendimentos na USP

Diante de um cenário de incertezas, sem previsão de quando uma vacina estará disponível para o combate ao coronavírus, o X Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia
vai falar sobre saúde mental e de como estão os atendimentos do Escritório de Saúde Mental da USP. O convidado para debater a questão é Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, docente do Instituto de Psicologia e coordenador do Escritório. O evento é promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Começa às 19h30 com transmissão pelo canal Youtube neste link.


Dia 3 de setembro – quinta-feira

Por que e para que o 5G no Brasil?

Com transmissão a partir das 9 horas, tem início o primeiro encontro do ciclo A Implantação de 5G no Brasil que tem o objetivo de oferecer à sociedade brasileira subsídios para a implementação desta nova tecnologia. Serão discutidos por que e para que a implantação do 5G é interessante ou não para o país, considerando as aplicações verticais como Agronegócio, Cidades Inteligentes, Indústria e Saúde. o evento é promovido numa parceria entre a Escola Politécnica (EP), o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI). Para participar é preciso fazer inscrição aqui e acompanhar a transmissão neste link.

Feira USP e as Profissões – Edição Online

Evento on-line acontece nos dias 3 e 4 de setembro, das 10h às 16h, quando as unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos da USP oferecerão uma programação com lives, bate-papos, vídeos exclusivos e muito mais, oferecendo ao público informações e atividades sobre cursos e carreiras, além de atividades culturais, exibições de acervos, orientação vocacional e informações de políticas de acesso e permanência estudantil. As atividades acontecem durante todo o dia, basta acompanhar a programação nest link.

Sustentabilidade na alimentação coletiva: a experiência do Nutricionista

Às 19 horas, encontro em comemoração à semana do nutricionista vai discutir a sustentabilidade na alimentação coletiva com as nutricionistas Nair Gomes e Raquel Santiago. A live é promovida pelo o Sustentarea, Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável. Acompanhe o evento pelo instagram @sustentarea neste link.


Dia 4 de setembro – sexta-feira

O estágio das vacinas contra a covid-19

Às 11 horas, o ciclo de palestras on-line da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina da USP terá Ésper Kallás,infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, falando sobre o estágio das vacinas contra a covid-19. A transmissão será pela plataforma BlueJeans neste link.

Sustentabilidade na nutrição clínica: do ambulatório ao hospital

No último encontro em comemoração à semana do nutricionista, com transmissão às 19 horas, o Sustentarea, Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável, vai tratar do tema da nutrição clínica. Participam os nutricionistas Jaqueline Wahrhaftig, Tatiana Bonomi e Alisson Machado. Acompanhe o evento pelo instagram @sustentarea neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.