Segurança e qualidade em serviços de saúde em discussão na USP Ribeirão Preto

No dia 28 de maio, Escola de Enfermagem receberá o lançamento do capítulo do IHI

 18/04/2018 - Publicado há 6 anos
No evento, será lançado instituto para melhoria do cuidado em saúde presente em 85 países – Foto: Divulgação/EERP

No dia 28 de maio, a partir das 8 horas, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP recebe o evento IHI Open School Day: lançamento do capítulo Institute for Healthcare Improvement (IHI) Open School (IHI).  

O IHI – Instituto para Melhoria do Cuidado em Saúde, fundado oficialmente em 1991, com sede em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, foi criado com a finalidade de reunir estudantes da área da saúde de todo o mundo, com interesse em aprender sobre as questões ligadas à segurança do paciente e melhoria do cuidado. Ao todo, existem 815 capítulos distribuídos em 85 países; desses, 16 são no Brasil, sete no Estado de São Paulo e, agora, chega a Ribeirão Preto.

No evento de lançamento do capítulo na EERP, serão apresentadas as experiências de outros capítulos do IHI no Brasil e na América Latina e haverá discussão sobre a importância da Segurança do Paciente e Qualidade da Assistência em Serviços de Saúde. Segundo Fernanda Gimenes, professora da EERP e uma das organizadoras do evento, a segurança do paciente é tema do Terceiro Desafio Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), lançado em março de 2017, que pretende reduzir em 50%, nos próximos cinco anos, os danos graves e evitáveis associados a medicamentos em todos os países.

Ainda, segundo a professora, “a principal finalidade é compartilhar informações relacionadas à qualidade da assistência e segurança do paciente”. No âmbito da enfermagem, diz Fernanda, o objetivo é preparar os profissionais para gerenciar os riscos e melhorar o cuidado em saúde. “Esses profissionais representam cerca de 60% dos especialistas na área da saúde; o lançamento desse capítulo contribuirá para muni-los de informações e, ainda, o capítulo tem a expectativa de levar esse conhecimento também para a população em geral.”

A partir do lançamento será disponibilizada no site do capítulo e em mídias sociais a sua agenda de eventos, reuniões e ações educativas. O evento é aberto para todos os estudantes da área da saúde com interesse em segurança do paciente e melhorias do cuidado em saúde. As inscrições custam R$ 10,00 para graduandos e R$ 20,00 para pós-graduandos e profissionais da área de saúde e poderão ser realizadas em breve pelo site,

Mais informações no site, ou pelo e-mail: ihiopenschool.eerp@gmail.com

Joice Soares, de Ribeirão Preto 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.