Ranking aponta USP como a melhor universidade da América Latina

Classificação foi elaborada pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education

07/07/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Wikimedia Commons
USP está na liderança entre as 50 melhores instituições de ensino superior da América Latina – Foto: Wikimedia Commons

A USP lidera a lista das 50 melhores universidades da América Latina no ranking divulgado hoje, 7 de julho, pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE). Das dez primeiras instituições classificadas, cinco são brasileiras.

Este é o primeiro ranking específico do THE para a região. A classificação é baseada em indicadores de desempenho divididos em cinco categorias: ensino, pesquisa, citações, perfil internacional e transferência de tecnologia.

“A USP respeita e prestigia as avaliações externas, mas tem ciência das tendências e peculiaridades de cada uma delas, que priorizam certos aspectos em detrimento de outros. Por esse motivo, a Universidade participa dessas avaliações, mas não deixa de realizar uma avaliação institucional própria, com assessores externos à USP (inclusive estrangeiros), para acompanhar a evolução do seu desempenho em tópicos considerados relevantes pela comunidade”, comentou o vice-reitor Vahan Agopyan.

Além da USP, figuram na lista a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 2ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 5ª; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), na 6ª; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na 7ª posição. Na classificação geral, 23 das 50 universidades classificadas são brasileiras.

20160707_00_qs_ranking_2016

A classificação utilizou os mesmos indicadores de desempenho do ranking mundial do THE, porém os dados foram adaptados para refletir as características e as prioridades de desenvolvimento das instituições latino-americanas.

No THE World Reputation Ranking 2016, divulgado pela consultoria no dia 4 de maio, a USP é a única instituição latino-americana classificada entre as 100 universidades com melhor reputação acadêmica do mundo.

O ranking das 50 melhores universidades da América Latina foi divulgado durante o primeiro THE Latin America Universities Summit, evento que está acontecendo em Bogotá (Colômbia), de 6 a 8 julho, e que reúne líderes regionais, representantes das universidades, dos governos e da indústria latino-americana, para discutir os desafios que as instituições da região devem enfrentar para alcançar o padrão de universidades consideradas de classe mundial.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP e do Times Higher Education