Quais são os lugares de trabalho para o profissional da Filosofia?

Programa da Rádio USP discute as áreas de atuação de quem se forma na área

04/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/09/2017 as 17:33

Nesta quinta-feira, 4 de maio, o programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, falou sobre a carreira de filósofo. A jornalista Miriam Ramos convidou o professor Homero Santiago, coordenador do curso de bacharelado em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e as estudantes Malu Chioda, Gabriela Macedo e Beatriz Chaves.

A FFLCH possui tradição na formação intelectual dentro do Brasil, contribuindo para o pensamento político, social e artístico. Segundo o professor, a filosofia não possui nenhum objeto específico de estudo porque pode ser aplicada a todas as áreas do conhecimento, como artes, pensamento científico, moral e ética.

“Desde a definição até a sua atividade, tudo o que se relaciona à filosofia, é bastante difícil definir. O filósofo surge na Grécia Antiga – século VII – e significa um amante da sabedoria, não o sábio. O significado vem do grego Philo=amor e Sofhia= saber (amor a sabedoria)”, explica o professor.

A atuação do profissional está muito ligada à docência, seja no nível médio ou universitário, segundo Santiago. Mas a área cultural também atrai os formados em Filosofia, seja no jornalismo, a crítica artística, musical e literária.

A estudante de Filosofia da USP, Malu Pellachin de Souza relatou   “ dou aula em cursinho popular  e os alunos de baixa renda me trazem questões interessantes, da própria existência de Platão até dúvidas sobre os processos de socialização.”

Beatriz Chaves, também aluna da FFLCH que começou a lecionar em cursinho em fevereiro de 2017, destacou que “o professor de Filosofia passa pelo processo de preparo de aula, enfrenta uma sala com pessoas que fazem constantes questionamentos e que vão mais fundo do que se pensava.”

A estudante Gabriela Macedo, diretora do Centro Acadêmico de Filosofia da USP, disse que eles organizam mesas, debates e discussão crítica que ajuda as pessoas a analisar uma conjuntura, fazer diagnósticos e refletir.

Ouça na íntegra o programa:

Bloco 01

Bloco 02

Bloco 03

Clique aqui para fazer o download

O programa  Abrace uma Carreira  apresenta carreiras profissionais e esclarece dúvidas de estudantes sobre cursos da USP e o mercado profissional. O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Mais informações: e-mails:abrace@usp.br e miriamramos@usp.br