Projeto da USP para a Mata Atlântica busca votos para prêmio da WWF

Iniciativa é voltada à restauração florestal a partir do plantio consorciado de plantas nativas e eucalipto

 18/09/2017 - Publicado há 7 anos

Um projeto da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP é um dos oito finalistas do Desafio Ambiental Inovações e empreendedorismo em restauração florestal, promovido pela organização WWF-Brasil.

Foram 132 iniciativas inscritas na ação que busca identificar e fortalecer experiências inovadoras e modelos de negócio e de produção que promovam a restauração florestal em quatro biomas brasileiros: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia.

Desenvolvido pelo Laboratório de Silvicultura Tropical e pelo Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da Esalq, o projeto da USP é voltado à restauração florestal na Mata Atlântica. O objetivo do sistema é cobrir parte dos custos da implantação da restauração a partir do plantio consorciado de plantas nativas e eucalipto. Em condições favoráveis, a exploração da madeira do eucalipto paga mais de 90% dos custos em até 20 anos, prazo estabelecido para restauração de reserva legal. O desafio é desenvolver um pacote tecnológico para ser disponibilizado aos produtores rurais.

Assista ao vídeo sobre o projeto e vote na iniciativa pelo site. As propostas serão selecionadas por júri técnico e júri popular.

A iniciativa busca uma alternativa para o alto custo da restauração por plantio, sem receita em curto prazo, tentando reverter o desinteresse de proprietários rurais e a falta de retorno econômico para financiar essa atividade.

A premiação será no dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore. As iniciativas premiadas estarão conectadas à rede do Impact Hub, onde conhecerão outras organizações que trabalham na mesma área, experts e possíveis investidores. As melhores propostas vão participar de um processo de imersão em grupo, com troca de experiências, consultoria e workshops para melhoria das práticas, além de participação em capacitação do Sebrae.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Esalq

Mais informações: site https://www.desafioambiental.org/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.