Programas de ensino do Hospital Centrinho oferecem 53 vagas

Há vagas para mestrado, doutorado, práticas profissionalizantes e atualização; os cursos são gratuitos

 11/01/2017 - Publicado há 7 anos
Hospital está localizado na USP em Bauru - Foto: Adauto Nascimento / Banco de Imagens do HRAC
Hospital está localizado na USP em Bauru – Foto: Adauto Nascimento / Banco de Imagens do HRAC

.
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru está com seis editais de processos seletivos abertos que oferecem ao todo 53 vagas para seus programas de ensino. As vagas são para mestrado, doutorado, aprimoramento profissional, práticas profissionalizantes e atualização na área da saúde.

Os programas são gratuitos e as inscrições serão recebidas em janeiro e fevereiro, conforme o curso. Há oportunidades para candidatos de áreas como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, genética, medicina (otorrinolaringologia), nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

Os cursos terão início em março e a duração é de um ano ou mais, de acordo com cada programa.

Mestrado e doutorado

Para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, na área de concentração Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, são oferecidas 24 vagas, 12 para mestrado e 12 para doutorado (ou doutorado direto).

Os interessados devem ter formação superior compatível com as linhas de pesquisa do programa (Forma e Função; Reabilitação; e Etiologia, Epidemiologia e Prevenção); proficiência em inglês; e disponibilidade de dedicação integral às atividades do curso, incluindo atividades ambulatoriais ou assistenciais.

Também deverão apresentar projeto de pesquisa de interesse institucional diretamente relacionado aos diferentes serviços oferecidos pelo hospital e financiamento próprio ou de órgão de fomento. Os candidatos ao doutorado deverão apresentar ainda um artigo aceito para publicação ou publicado em periódico.

O processo seletivo será realizado no dia 3 de fevereiro, por meio de questionário escrito sobre a disponibilidade e as expectativas do candidato, prova específica sobre fissuras orofaciais e discussão e análise curricular. O início dos cursos de mestrado e doutorado será no dia 8 de março.

Oferecido desde 1998, o Programa de Pós-Graduação do HRAC/Centrinho tem o objetivo de formar recursos humanos altamente qualificados para a geração e difusão de conhecimentos e inovações, seja na pesquisa, na docência ou na prática profissional. O programa tem proposta inovadora, de perfil acadêmico e interdisciplinar, e é realizado em centro de referência internacional. Oferece ainda amplas possibilidades de internacionalização, por meio de intercâmbios e pesquisas em parceria com grandes universidades dos Estados Unidos e Europa.

As inscrições serão recebidas até o dia 20 de janeiro, na Secretaria de Pós-Graduação do hospital, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11 horas ou das 14h30 às 17 horas. A taxa de inscrição é de R$ 150. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Centrinho (clicar em Mestrado e Doutorado, Processo seletivo, Editais de abertura). Mais informações pelo telefone (14) 3235-8434 ou e-mail ppg.hrac@usp.br.

Aprimoramento com bolsa

Além do mestrado e doutorado (pós-graduação stricto sensu), o HRAC/Centrinho também abriu seleção para cursos lato sensu e de extensão.

Para o Programa de Aprimoramento Profissional (PAP-2017) – Reabilitação em Anomalias Craniofaciais, são oferecidas dez vagas com bolsas de estudo no valor bruto mensal de R$ 1.044,70, fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O público-alvo são profissionais que concluíram a graduação em 2015 e 2016 nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, pedagogia, serviço social e terapia ocupacional.

Com duração de um ano – de 1º de março a 28 de fevereiro de 2018 –, o aprimoramento terá carga horária mínima de 1.760 horas, correspondendo a 40 horas semanais. O aprimorando deverá dedicar-se exclusivamente ao programa durante os 12 meses. A seleção ocorre em duas etapas, nos dias 6 e 13 de fevereiro. O período de inscrição vai até 2 de fevereiro.

Práticas profissionalizantes e atualização

Duas novidades são práticas profissionalizantes inéditas. A Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial oferece oito vagas para candidatos com graduação completa em odontologia. O curso terá duração de um ano, de março a fevereiro de 2018, com 40 horas semanais e um total de 1.800 horas de atividades teórico-práticas. O processo seletivo será realizado no dia 25 de janeiro e as inscrições serão recebidas até 20 de janeiro.

Já a Prática Profissionalizante em Rinologia (Cirurgia Endoscópica, Cirurgia Plástica da Face e Craniofacial) tem duas vagas e é voltada a profissionais graduados em medicina com residência concluída em otorrinolaringologia. O curso será oferecido de março a dezembro, num total de 1.656 horas de atividades teóricas e práticas, o que corresponde a 40 horas semanais. A seleção será por análise do currículo documentado dos candidatos, em data a ser divulgada posteriormente. As inscrições estão abertas até o dia 3 de fevereiro.

Também serão recebidas, até 3 de fevereiro, as inscrições para a Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis, que oferece três vagas a candidatos com graduação em medicina e residência concluída em otorrinolaringologia. Essa prática profissionalizante conta com um total de 1.656 horas de atividades teóricas e práticas, divididas em 40 horas semanais, e será realizada de março a dezembro de 2017. O processo seletivo será no dia 17 de fevereiro, por meio de análise do currículo documentado.

São oferecidas ainda seis vagas para o Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva, que tem duração de um ano (de março a fevereiro de 2018), com 40 horas semanais. Os interessados devem ter graduação completa em odontologia e poderão se inscrever até 30 de janeiro. A seleção será no dia 31 de janeiro.

As práticas profissionalizantes e a atualização em ortodontia terão início em 2 de março. Para esses cursos lato sensu e de extensão, as inscrições serão gratuitas e recebidas na Secretaria de Apoio Acadêmico do hospital, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas ou das 14 às 17 horas. Os editais e fichas de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico (clicar em Cursos de Extensão, Processos seletivos). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420. O HRAC/Centrinho está localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP), CEP 17012-900.

Quadro geral de cursos, vagas e períodos de inscrição:

Curso Vagas Inscrições
Mestrado 12 03/01 a 20/01
Doutorado 12 03/01 a 20/01
Aprimoramento Profissional 10 09/01 a 02/02
Prát. Prof. Cir. e Traum. Bucomaxilofacial 8 09/01 a 20/01
Prát. Prof.  Rinologia 2 04/01 a 03/02
Prát. Prof. Implante Coclear e Prót. Aud. Impl. 3 09/01 a 03/02
Atualização em Ortodontia 6 10/01 a 30/01
Total: 53

 

Da Assessoria de Imprensa do HRAC/Centrinho


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.