Professora de estatística da USP explica como é calculada a nota do Enem

Em vídeo, a professora Mariana Curi lembra que o cálculo da nota não é mais por porcentagem de acertos e fala sobre a Teoria de Resposta ao Item

Por - Editorias: Universidade

A professora Mariana Curi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e pesquisadora da área de Estatística do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cepid-CeMEAI), gravou um vídeo para auxiliar alunos no entendimento da metodologia de cálculo da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mariana e o pesquisador Jorge Bazán coordenam o Grupo de Pesquisa de Teoria de Resposta ao Item do ICMC, formado por alunos de graduação e de pós-graduação da USP em São Carlos. Ela lembrou que o cálculo da nota não é mais por porcentagem de acertos e falou sobre outros pontos. Assista ao vídeo:

00_zero

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fapesp.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-Unicamp, Ibilce-Unesp, FCT-Unesp, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira / Comunicação CeMEAI