Professor de São Carlos é eleito presidente de conferência internacional

Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez assume o cargo de presidente do maior e mais importante evento na área de escoamento multifásico

21/06/2016 - Publicado há 8 anos
Professor Oscar Rodriguez, do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC | Foto: Keite Marques

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez, foi eleito para assumir o cargo de presidente da décima International Conference on Multiphase Flow (ICMF 2019). O evento é o maior e mais importante do mundo na área de escoamento multifásico, contando com a participação de cerca de mil pesquisadores dos cinco continentes.

Essa será a primeira vez que a conferência ocorrerá no hemisfério sul, já que tradicionalmente acontece a cada três anos, de forma rotativa, no Japão, nos Estados Unidos e em algum país da Europa. Para a décima edição, que será realizada em 2019, as cidades do Rio de Janeiro e de Chicago (EUA) eram candidatas para sediar o evento, sendo que no final das votações a proposta brasileira conquistou a preferência.

“Considero nossa vitória uma afirmação da relevância e evolução sobre a produção científica na área de escoamento multifásico, e sinto-me honrado por ter a oportunidade de representar nossa comunidade nesse relevante fórum científico internacional. Tenho certeza de que a ICMF trará grande visibilidade internacional aos trabalhos realizados no Brasil nessa importante área da mecânica dos fluidos, colaborando ainda para projetar a EESC e o país no cenário científico internacional”, destacou o Rodriguez.

Rodriguez terá as funções de coordenar todas as atividades referentes à conferência nos seus aspectos científico, econômico, organizacional, de divulgação e editoração, trabalhando diretamente com outros professores da EESC, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e que terão a responsabilidade de apoiar e acompanhar as tarefas do presidente.

Ele também contará com o auxílio de uma comissão organizadora – com a função de organizar e gerenciar as atividades do evento – formada por professores da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Escola Politécnica (Poli) da USP, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Delft University of Technology, da Holanda, além do apoio da Petrobras e da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas.

Além disso, o docente passou a fazer parte do Conselho Diretivo (Governing Board) da ICMF, com mandato de 2016 a 2022, tendo como atribuições avaliar e selecionar as propostas para organização periódica da conferência, zelar pelo repositório de informações e agir como conselheiro para a comissão organizadora local e na nomeação de palestrantes convidados.

Mais informações sobre a ICMF podem ser conferidas no site do evento.

Keite Marques / Assessoria de Comunicação da EESC